Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1919 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Adventista de Joinville
Unidade Saguaçu

TRABALHO
DE
BIOLOGIA

2012
Joinville
Gabriel de Borba Schulz

MUTAÇÕES
CROMOSSOMICAS

Este trabalho foi apresentado a
Disciplina de biologia sob a
Orientação da Professora Kenia

2012
Joinville
INTRODUÇÃO

Mutações

Qualquer modificação ou alteração brusca de genes ou de cromossomas, podendo provocar uma variação hereditáriaou uma mudança no fenótipo. A mutação pode produzir uma característica favorável num dado ambiente e desfavorável noutro.

* Classificação das mutações:
* Gênicas – alteram a sequência de nucleotídeos do DNA, por substituição, adição ou remoção de bases. Podem conduzir à modificação da molécula de RNAm que é transcrita a partir do DNA e, consequentemente, à alteração da proteínaproduzida, o que tem, geralmente, efeitos no fenótipo.
* Cromossômicas – traduzem-se numa alteração da estrutura (mutação cromossômica estrutural) ou do número (mutação cromossômica numérica) de cromossomas. Podem afetar uma determinada região de um cromossoma, um cromossoma inteiro ou todo o complemento cromossômico de um indivíduo.
 

As mutações podem ocorrer em células somáticas ougerminativas:

* Mutação somática – ocorre durante a replicação do DNA que precede uma divisão mitótica. Todas as células descendentes são afetadas, mas podem localizar-se apenas numa pequena parte do corpo. As mutações somáticas estão na origem de certos cancros. Não são transmitidas à descendência.
* Mutação nas células germinativas – ocorre durante a replicação do DNA que precede ameiose. A mutação afeta os gametas e todas as células que deles descendem após a fecundação – é transmitida à descendência.
 
* As mutações são importantes do ponto de vista evolutivo. São as mutações que dão origem à variabilidade de indivíduos de uma população sobre a qual atua a seleção natural.

* As mutações podem ocorrer espontaneamente ou podem ser induzidas por exposição a um agentemutagênico.
 
* Mutações espontâneas:
* Podem ocorrer devido:
* Ao fato de que as quatro bases nucleotídicas podem existir sob duas formas diferentes, uma usual e outra muito rara. Quando uma base adquire, temporariamente, a sua forma rara, pode emparelhar-se com uma base diferente.
* A erros na replicação do DNA motivados pela DNA polimerase. Quase sempre esteserros são reparados durante o processo de replicação do DNA, contudo, alguns persistem.
* A erros na meiose ou mitose (não disjunção de homólogos ou cromatídeos, tendo como consequência a formação de células com excesso ou falta de cromossomas).
* Onde ocorrem? Podem ocorrer em qualquer gene e em qualquer local do gene, no entanto:
* São mais frequentes em regiões comsequências de DNA repetitivas ou simétricas, os chamados pontos quentes. Nestes locais, aumenta o risco de uma cadeia de DNA emparelhar consigo própria durante a replicação;
* São mais frequentes em genes de maior tamanho, que, assim, têm uma maior probabilidade de sofrer alterações na sua sequência de bases;
* São mais frequentes em genes do genoma mitocondrial que não temmecanismos de reparação do DNA.
 
* Mutações induzidas:
* Agentes mutagênicos – substâncias químicas ou radiações que aumentam a probabilidade de ocorrência de mutações.
* Principais agentes mutagênicos:
* Fontes naturais de radiação como raios cósmicos, luz solar e minerais radioativos da crosta terrestre. Certos minerais da crosta (urânio, rádio, carbono 14...) emitemradiações ionizantes, os raios α, β e γ. Estas radiações, especialmente os raios γ, têm energia suficiente para remover elétrons dos átomos e quebrar o esqueleto de açucares e fosfato do DNA;
* Substâncias químicas, como agentes aquilantes, acridinas, drogas usadas em quimioterapia, nitrosaminas e nitrito de sódio.
* Formas de atuação dos agentes mutagênicos:
* Alteração...
tracking img