Rotomoldagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Índice..............................................................................pág. 2

Apresentação.................................................................pág. 3

Introdução......................................................................pág. 4

História do Pet ..............................................................pág. 5

Processo de reciclagem................................................pág. 6

Benefícios da reciclagem ..............................................pág. 9

APRESENTAÇÃO

Vou apresentar uma breve pesquisa sobre a reciclagem de PET.

Nas últimas décadas, as indústrias, principalmente as de bebidas, estão substituindo as embalagens de vidro pelas de PET por serem mais resistentes e econômicas.

Falareisobre o processo de reciclagem e sua importância para o Meio Ambiente.

Introdução

O Brasil produziu 255 mil toneladas de plástico PET em 2000. A demanda mundial é de cerca de cinco milhões de toneladas por ano.
O material, que é um poliéster termoplástico, tem como característica a leveza, a resistência e a transparência, ideais para satisfazer à demanda do consumo doméstico de refrigerantese de outros produtos, como artigos de limpeza e comestíveis em geral.

História do PET

A primeira amostra desse material foi desenvolvida pelos ingleses Whinfield e Dickson, em 1941. As pesquisas que levaram a produção em larga escala de poliéster começaram somente após a Segunda Guerra Mundial, nos anos 50 em laboratórios dos EUA e Europa e baseavam- se, quase totalmente, nas aplicaçõestêxteis.

No inicio dos anos 70, o PET começou a ser utilizado pelas indústrias de embalagens.

O PET chegou ao Brasil em 1988, sendo utilizado primeiramente na indústria têxtil e apenas a partir de 1993, passou a ser usada no mercado de embalagens, voltada principalmente para os refrigerantes.

As embalagens de PET são 100% recicláveis e sua composição química não produz nenhum produtotóxico, sendo formados apenas de carbono, hidrogênio e oxigênio.

O PET é o mais resistente plástico para a confecção de garrafas e embalagens para diversos usos na área alimentícia ou não. Proporciona alta resistência mecânica e química, além de ter excelente barreira para gases e odores, peso muito menor que as embalagens tradicionais e é mais barato, seguro e moderno.

Processode reciclagem do PET

Depois de coletadas por um sistema seletivo, as embalagens PET passam por uma triagem para separá-las por cor, são enfardados por prensas hidráulicas ou manuais.

O processo tem início com a lavagem e moagem do material gerando flocos. Estes flocos passam por um processo de extrusão, gerando grãos que são transformados em fios de poliéster e em outrosprodutos. Os produtos da reciclagem são muito variados, sendo possível fabricar fibras para a confecção de roupas à produção de novas embalagens exceto para a indústria alimentícia.

[pic]

O PET pode ser reciclado de três maneiras diferentes:

1- Reciclagem química- utilizada também para outros plásticos, separa os componentes do PET, fornecendo matéria prima para solventes eresinas, entre outros produtos.

2- Reciclagem energética- o calor gerado pela queima do produto pode ser aproveitado na geração de energia elétrica, alimentação de caldeiras e altos fornos> O PET tem alto poder calorífico e não exala substâncias tóxicas quando queimado.

3- Reciclagem mecânica- praticamente todo PET reciclado no Brasil passa por reciclagem mecânica que pode ser divididaem:

• Recuperação: as embalagens que seriam atiradas no lixo ganham status de matéria prima, são separadas por cor e prensadas. A separação por cor é necessária para que os produtos tenham uniformidade de cor, facilitando sua aplicação no mercado. A prensagem é necessária para a viabilização do transporte para a reciclagem, pois o PET é muito leve.

• Revalorização: As garrafas...
tracking img