Teoria geral da adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Visão Mecanicista Das Organizações

por

António Pedro Brites de Andrade de Melo Alvim
Aluno do Departamento de Engenharia Informática
Universidade de Coimbra
3030 Coimbra, Portugal
alvim@student.dei.uc.pt

Resumo – Apresenta-se uma síntese do segundo capítulo do livro de Gareth Morgan, “Images of Organization”, no qual o funcionamento da Gestão é comparado com o funcionamentode uma máquina. Os assuntos são abordados pela mesma ordem e estrutura apresentada na obra original, pelo que primeiramente é feita uma apresentação e uma síntese histórica do tema. São posteriormente apresentados e criticados dois modelos que se enquadram neste assunto – “A Teoria de Gestão Clássica” e a “Gestão Científica”. Conclui-se com uma pequena avaliação sobre esta maneira de gerir, sendoenumeradas algumas das vantagens e desvantagens que lhe estão subjacentes.

Palavras chave – Gestão, Gestão Científica, Teoria da Gestão Clássica. Frederick Taylor, Princípios de Gestão, Vantagens e Desvantagens do Modelo, Modelo Mecanicista, Max Weber, Máquina

1. Introdução

Mecanicismo – doutrina segundo a qual os factos se explicam completamente pela acção de factoresdeterminantes de natureza mecânica.

A influência que a Máquina teve no desenvolvimento da espécie humana é inegável. A nossa evolução sempre foi (e será) condicionada pelo aparecimento de máquinas que nos permitem realizar tarefas que sempre pareceram morosas ou impossíveis de concretizar apenas pelas nossas mãos.

Aplicando o modelo de funcionamento geral de uma máquina, filósofosdesenvolveram teorias mecanicistas do mundo humano, linearizando maneiras de pensar e agir e cientistas produziram interpretações mecanicistas do mundo natural (através de diagramas de blocos, por exemplo). Assim, aprendemos a utilizar a “Máquina” como uma metáfora para nós mesmos e para a nossa sociedade e moldámos o mundo de acordo com esses princípios mecanicistas.

Esta teoria é muitovisível no mundo da gestão e das organizações, devido à dificuldade que temos em separar o conceito “Máquina” do conceito “Organização”. A maneira mais intuitiva de planear uma organização é especificando determinados tipos de relações ordenadas entre os diferentes componentes que a integram, para depois obtermos resultados de uma maneira previsível e eficiente. Assim, para além de concebermos umaorganização como uma Máquina, também queremos que ela se comporte como tal.

Basta confirmar a precisão com que diversas instituições produzem o seu trabalho e os horários rígidos e inflexíveis que empresas impõem aos seus empregados para a realização de tarefas repetitivas, lineares e monótonas: O empregado deve chegar a uma determinada hora ao emprego, realizar uma série de tarefaspredeterminadas dentro de um horário preciso, descansar em intervalos pré-estabelecidos e depois continuar o trabalho até as suas tarefas estarem concluídas. Em alguns casos, chegamos ao extremo em que um trabalhador substitui um colega depois deste terminar o seu horário de trabalho, de forma a se conseguir criar turnos de trabalho ininterrupto 24 horas por dia, durante todos os dias do ano.

Estasituação verifica-se nas grandes empresas de produção em massa e nos grandes escritórios que processam enormes quantidades de formulários, como contratos de seguros, cheques bancários ou declarações de impostos, pois estas organizações foram planeadas à semelhança de linhas de montagem de fábricas. Neste cenário, o empregado deve comportar-se como se fizesse parte de uma “grande máquina”.Qualquer empresa de fast-food ou empresa que fornece serviços, funciona de maneira semelhante, onde todas as acções são planeadas previamente e as interacções com os clientes são tudo menos espontâneas: há um guia detalhado de instruções que deve ser seguido, e os empregados são frequentemente treinados para produzir os “melhores resultados” no trabalho. Na McDonald’s, por exemplo, há uma ficha...
tracking img