Qualidale de vida no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Qualidade de Vida no Trabalho

O conceito de QVT é muito abrangente, e precisa ser definido com clareza, uma vez que as posições profissionais dos trabalhadores dentro de uma organização são meios de satisfazerem suas necessidades de toda ordem, com reflexos evidentes em sua qualidade de vida. A qualidade de vida baseia-se em uma visão integral das pessoas, que é o chamado enfoquebiopsicossocial. O enfoque biopsicossocial das pessoas origina-se da medicina psicossocial, que propõe a vida integrada ao ser humano. Em 1986 a organização Mundial de saúde lançou um novo enfoque para a Saúde: “Saúde não á apenas ausência de doença, mas também o completo bem estar biológico, psicológico e social”. Abrindo assim espaço para compreensão e administração de fatores psicossociais na vidamoderna, especialmente o ambiente de trabalho.
Além do enfoque biopsicossocial o conceito de qualidade de vida no trabalho baseia-se em uma visão ética da condição humana. A ética, como base da QVT procura identificar, eliminar ou minimizar todos os tipos de riscos ocupacionais. Isso envolve desde a segurança do ambiente físico, até o controle do esforço físico e mental requerido para cada atividade,bem como a forma de gerenciar situações de crise, que comprometam a capacidade de manter salários e empregos.
O termo Qualidade de Vida tem sido constantemente utilizado para descrever situações em que, sob diversas óticas e/ou intervenções, procuram-se criar condições que agreguem, objetivamente, valor e qualidade à nossa vida. Assim, a criação ou implantação de locais de lazer, urbanização defavelas, centros específicos para a terceira idade, etc. podem ser concebidos enquanto instrumentos de melhoria da qualidade de vida de uma população ou de parcela desta. Dado o local destacado que o trabalho ocupa em nossas vidas, era perfeitamente previsível que esta abordagem se ocupasse, também, da Qualidade de Vida no Trabalho. QTV e dos fatores que incorporam satisfação do indivíduo em suaatividade laboral e na humanização das situações relacionadas ao trabalho humano.
Qualidade de Vida é uma tendência que só recentemente tem sido aplicada à situação de trabalho; passou a ser um meio para alcançar o engrandecimento do ambiente de trabalho e obtenção de maior produtividade e qualidade do seu resultado, sendo hoje vista como um conceito global e como forma de dimensionar tais fatores,adotando filosofia e métodos para uma maior satisfação do trabalhador em sua atividade profissional. Hoje, por exemplo, é possível encontrar executivos que abdicam de salários e benefícios atraentes para terem tempo e cuidar da saúde, dedicar-se mais à família e desfrutar, como qualquer pessoa merece, de horas de lazer. Se por um lado, as pessoas estão preocupadas consigo, as organizaçõesprocuram alternativas que minimizem o estresse provocado pelas pressões do universo corporativo, afinal sem a presença dos talentos corporativos nenhuma organização sobrevive.
Deste modo, numa perspectiva mais abrangente, QVT diz respeito a: remuneração, em seus aspectos de eqüidade ou justiça interna ou externa; condições de saúde e segurança no trabalho, oportunidades para utilização edesenvolvimento de capacidade, oportunidade de crescimento profissional, com segurança de empregos, integração social no ambiente de trabalho, proporção ou nível em que direitos e deveres encontram-se formalmente estabelecidos, cumpridos pela organização, além de valorização da cidadania, imparcialidade nas decisões, influência de trabalho em outras esferas de vida do trabalhador, como por exemplo, asrelações familiares e relevância social da vida no trabalho ou valorização e responsabilidade das organizações pelos seus produtos e pelos seus trabalhadores, com implicações na imagem e credibilidade da empresa.
Como se pode perceber, o conceito de QVT é extremamente mais amplo do que aquele que normalmente se procura delimitar. Envolve aspectos multidisciplinares e multifatoriais e em...
tracking img