Roteiro coliformes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (986 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP
CENTRO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA – CESET
DIVISÃO TECNOLÓGICA DE SANEAMENTO – DTS
BIOLOGIA APLICADA II - ST 207

Roteiro de aula práticaColiformes totais e fecais – Determinação pela técnica de Tubos Múltiplos, segundo CETESB – L5.262


1. INTRODUÇÃO

Como o grupo dos coliformes totais inclui gêneros que não são de origemexclusivamente fecal, isto limita sua aplicação como indicador específico de contaminação fecal. O reconhecimento deste fato levou ao desenvolvimento de métodos de enumeração de um subgrupo de coliformesdenominados coliformes fecais (coliformes termotolerantes), os quais são diferenciados dos coliformes totais pela sua capacidade de fermentar a lactose em temperatura elevada (44,5°C).
A determinação doNúmero Mais Provável (NMP) de coliformes em uma amostra é efetuada a partir de aplicação da técnica de tubos múltiplos. Esta técnica é baseada no princípio de que as bactérias presentes em umaamostra podem ser separadas por agitação, resultando em uma suspensão de células bacterianas, uniformemente distribuídas na amostra. Consiste na inoculação de volumes decrescentes da amostra em meio decultura adequado ao crescimento dos microrganismos pesquisados, sendo cada volume inoculado em uma série de tubos. Através de sucessivas diluições da amostra, são obtidos inóculos, cuja semeadura forneceresultados negativos em pelo menos um tubo da séria em que os mesmos foram inoculados e a combinação de resultados positivos e negativos permite a obtenção de uma estimativa da densidade das bactériaspesquisadas, através da aplicação de cálculos de probabilidade. Para análises de águas, tem sido utilizado preferencialmente a fator 10 de diluição, sendo inoculados múltiplos e submúltiplos de 1 mLda amostra, usando séries de 5 tubos para cada volume a ser inoculado.


2. PROCEDIMENTO


Para a realização do teste proceder da seguinte maneira:
a) Identificar a amostra a ser...
tracking img