Relatorio bio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - CENTRO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA. TECNOLOGIA EM SANEAMENTO AMBIENTAL

Laboratório - Relatório
Coliformes totais e fecais – Detecção em amostras de água através do teste de Presença- Ausência(P/A), segundo Cetesb –L5.240

Disciplina: Biologia Aplicada II  Turma: A
Professora: Cassiana M R Coneglian
Data daExperiência: 15/08/2012 Data de Entrega: 29/08/2012

Nome dos Componentes: Ra:
Isla Teresa Battistella 138546
Leticia Dos Santos Daleffe 136526
Renato Baeninger-Grego 137468

Limeira,SP

*Introdução:

A análise microbiológica da água de rotina convêm de testes baseados na detecção de microrganismos cuja a presença na água indica a possibilidade de presença de microrganismos patogênicos. Os organismos indicadores servem como um sistema de “alarme”.
O termo microrganismo indicadores refere-se a um tipo de microrganismo cuja presença na água é uma evidência de que está poluída commateriais fecais de origem humana ou de outros animais de sangue quente.
“Na década de 70 as limitações dos coliformes termotolerantes como indicadores da contaminação fecal de amostras ambientais, os métodos para identificação de Escherichia coli eram ainda caros, complexos e demorados, sendo assim facilmente disponíveis apenas para laboratórios especializados (EDBERG et al 2000). Na décadade 80, o desenvolvimento de métodos analíticos baseados na presença de enzimas de determinados grupos de microrganismos, como por exemplo a ß-D-glicuronidase, que está presente em 95% das linhagens de Escherichia coli, permitiu que as análises dessa bactéria fossem adotadas na rotina dos laboratórios de análises bacteriológicas de água (EDBERG et al. 2000, TALLON et al. 2005). Atualmente, sãodisponíveis no mercado meios de cultura seletivos aos quais são incorporados substratos específicos para enzimas de diferentes grupos de microrganismos, eliminando a necessidade de testes confirmativos para detecção e quantificação desses organismos.”¹
As bactérias do grupo coliforme totais são caracterizadas como bacilos gram-negativo não esporulados,oxidase-negativa,capazes de crescer napresença de sais bilares,facultativos e que fermentam a lactose com produção de ácido e gás em um período de 24-48horas a 35 C e e são associadas à decomposição de matéria orgânica muitas vezes e as bactérias do grupo coliforme fecais são capazes de desenvolver á temperatura de 44,5 +- 0,2 em 24 horas.
A Escherichia coli é considerada um coliforme do tipo fecal pois é um habitante normal do tratointestinal de números e outros animais de sangue quente também.
A utilização de certos matérias-primas complexas tais como, peptona,os extratos de carne e de levedura é que dá ao resultado um meio que promove o desenvolvimento de várias bactérias e microrganismos,observando que as bactérias heterotróficas tem uma rígida complexidade com os nutrientes requeridos para o seu crescimento, são oexemplo da : Escherichia coli.



* Objetivo:
Com esse método temos o objetivo da detecção de coliformes fecais ou totais em amostras de água, através da técnica de Presença/Ausência (P/A),com aplicação na avaliação da qualidade bacteriológica de águas destinadas a consumo humano.

* Metodologia:
1.Materiais Utilizados ( Equipamentos, vidrarias,outros.)

- Meio em banho-maria 44,5- Estufa de esterilização
- Incubadora bacteriológica termostatizada
- Balões
- Frascos para o meio presuntivo
- Frasco para coleta da amostra
- Tubos de Durham
- Tubos de ensaio
- Alças de inoculação
- Bico de Bunsen
- Estantes
- Proveta

2.Meio De Cultura :
2.1 Caldo P-A
Caldo lactosado........... 39,0g
Caldo...
tracking img