Rota dos vinhos verdes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1124 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Vinho Verde é único no mundo. Um vinho naturalmente leve e fresco, produzido na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, no noroeste de Portugal, uma região costeira geograficamente bem localizada para a produção de excelentes vinhos brancos. Berço da carismática casta Alvarinho e produtora de vinhos de lote únicos, a Região dos Vinhos Verdes festejou em 2008 o centenário da sua demarcação.
Combaixo teor alcoólico, e portanto menos calórico, o Vinho Verde é um vinho frutado, fácil de beber, óptimo como aperitivo ou em harmonização com refeições leves e equilibradas: saladas, peixes, mariscos, carnes brancas, tapas, sushi, sashimi e outros pratos internacionais.

UMA DAS MAIORES REGIÕES DEMARCADAS DA EUROPA
 A actual Região Demarcada dos Vinhos Verdes estende-se por todo o noroeste dopaís, na zona tradicionalmente conhecida como Entre-Douro-e-Minho. Tem como limites a norte o rio Minho (fronteira com a Galiza), a nascente e a sul zonas montanhosas que constituem a separação natural entre o Entre-Douro-e-Minho Atlântico e as zonas do país mais interiores de características mais mediterrânicas, e por último o Oceano Atlântico que constitui o seu limite a poente.
Fazem parte daRegião Demarcada 49 concelhos.
Orograficamente, a região apresenta-se como "um vasto anfiteatro que, da orla marítima, se eleva gradualmente para o interior"(Amorim Girão), expondo toda a zona à influência do oceano Atlântico, fenómeno reforçado pela orientação dos vales dos principais rios, que correndo de nascente para poente facilitam a penetração dos ventos marítimos.
As vinhas, que secaracterizam pela sua grande expansão vegetativa, em formas diversas de condução, ocupam uma área de 21 mil hectares e correspondem a 15% da área vitícola nacional.
 
AS SUB-REGIÕES
 
Questões de ordem cultural, microclimas, tipos de vinho, encepamentos e modos de condução das vinhas levaram à divisão da Região Demarcada dos Vinhos Verdes em nove sub-regiões:
 

 
Sub-região de Amarante
Su-Regiãodo Ave
Sub-Região de Baião
Sub-Região de Basto
Sub-Região do Cávado
Sub-Região do Lima
Sub-Região de Monção e Melgaço

O Vinho Verde é único no mundo. Um vinho naturalmente leve e fresco, produzido na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, no noroeste de Portugal, uma região costeira geograficamente bem localizada para a produção de excelentes vinhos brancos. Berço da carismática castaAlvarinho e produtora de vinhos de lote únicos, a Região dos Vinhos Verdes festejou em 2008 o centenário da sua demarcação.
Com baixo teor alcoólico, e portanto menos calórico, o Vinho Verde é um vinho frutado, fácil de beber, óptimo como aperitivo ou em harmonização com refeições leves e equilibradas: saladas, peixes, mariscos, carnes brancas, tapas, sushi, sashimi e outros pratos internacionais.
Aflagrante tipicidade e originalidade destes vinhos é o resultado, por um lado, das características do solo, clima e factores sócio-económicos da Região dos Vinhos Verdes, e, por outro, das peculiaridades das castas autóctones da região e das formas de cultivo da vinha. Destes factores resulta um vinho naturalmente leve e fresco, diferente dos restantes vinhos do mundo.
Produtos Vínicos:
VinhoVerde Branco, Vinho Verde Tinto, Vinho Verde Rosé, Vinho Verde Espumante Branco, Vinho Verde Espumante Rosé, Vinho Verde Espumante Tinto,  Vinagre de Vinho Verde , Aguardente Bagaceira da Região dos Vinhos Verdes , Aguardente de Vinho da Região dos Vinhos Verdes , Vinho Regional Minho

Rota dos Vinhos Verdes – Território, paisagem e vinho
A renovada Rota dos Vinhos Verdes tem muito mais paraoferecer prazer de um produto único, elegante, aromático e refrescante – o Vinho Verde.
 
A Rota é uma forma de conhecer a região do Noroeste de Portugal, através do Vinho e da sua Cultura.
 
Quintas, adegas, restaurantes, unidades de alojamento e empresas de animação turística, ligaram-se para lhe oferecer múltiplas actividades e itinerários que tornarão a sua estadia na Rota dos Vinhos Verdes...
tracking img