Caso dos exploradores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
D
esmundo é um drama histórico, produzido em 2003 e dirigido por Alain Fresnot. O filme, protagonizado por Simone Spoladore (Oribela), Osmar Prado (Francisco Albuquerque) e Caco Ciocler (Ximeno Dias – Cristão Novo) é ambientado no século XVI, precisamente em 1570, e inicia-se com a chegada de algumas órfãs portuguesas ao Brasil compradas por colonizadores (descendentes dos capitães donatários)para tornarem suas esposas.
Oribela, que representa as primeiras mulheres enviadas ao Brasil no início da colonização, é uma das órfãs religiosa e devota que sofre sendo obrigada a casar-se com Francisco Dias, um homem rude e grosseiro, que praticamente a violenta na primeira relação sexual, além de ser capturada, torturada fisicamente e acorrentada por fugir duas vezes “desobedecendo” as ordensdo marido.
A partir de temas que marcam o enredo, tornando-o verossímil em sua essência a formação do povo brasileiro, o papel da mulher no século XVI, a família regida pelo sistema patriarcal, a escravidão de índios tratados como selvagens, a igreja representada pelos Jesuítas, entre outros temas, somos envolvidos tanto quanto os personagens numa verdadeira ponte histórica que nos leva a refletira origem da nossa nação.
As informações passadas de um modo extremamente envolvente, instrutiva e dinâmica serve também para uma discussão em sala. Pois nesse sentido, o filme nos faz perceber além do papel da mulher representada por Oribela (submissa, inferior ao seu senhor, vítima de agressão física e moral, estuprada , sem direitos, sem escolhas a não ser o que lhe era imposto), arepresentação do homem, possuidor de terras no século XVI por Francisco Dias (violento, sujo, autoritário, dono de índios-escravos, de dinheiro, e poder centralizado no mesmo e que estava ligado à submissão, responsabilidade, negócios, etc

DESMUNDO
Por volta do ano 1570. Chegam ao Brasil algumas órfãs, enviadas pela rainha de Portugal, com o objetivo de casarem com os primeiros colonizadores. Destaca-seentão, uma linda jovem órfã, Oribela, a qual é muito romântica e religiosa e após uma frustrada cerimônia de noivado ela se vê obrigada a se casar com Francisco de Albuquerque, que a leva para seu pequeno engenho de açúcar. Nesta situação a personagem vive uma nova situação, a que ela terá que se adaptar para cumprir seu novo papel de esposa. E neste papel a mulher sofria variadas formas desubmissão como, por exemplo, a violência sexual. Assim oribela desesperada foge, tentado se livrar dessa difícil situação, nesse roteiro desenvolve-se uma grandiosa história de determinação, coragem que vai de encontro a formação e situação do homem colonial.
FICHA TÉCNICA: Priore, Mary Del. Mulheres no Brasil Colonial. São Paulo: Contexto, 2003, 37 páginas.
TEXTO: ACADÊMICO
SITUAÇÃO DAS MULHERES NOMUNDO COLONIAL
O Filme Desmundo, aborda a situação da mulher no Brasil colonial, de uma maneira mais sintética, dando uma imagem, uma identidade a situação da mulher gerando assim emoções e registros de alguns acontecimentos, dos quais analisaremos com base no texto da autora Mary Del Priore, "A situação da mulher no Brasil colônia". O filme atesta alguns pontos da obra de Mary, como o dapreocupação de Portugal e da igreja católica com a formação étnica da colônia, com isso trazia-se para o Brasil jovens portuguesas, judias, pobres e órfãs de variadas idades, as quais eram criadas e educadas por freiras e consequentemente eram completamente despreparadas para o casamento. Dessa forma a igreja e Portugal intermediavam e controlavam os casamentos entre pessoas de sangue "brancos"com afinalidade deconter o nascimento de mestiços, na tentativa de manter uma pureza de sangue, com isso aumentava a possibilidade do Estado manter a ordem pois a população colonial não ficaria comprometida pelo incremento de bastardos e mestiços e a igreja não perderia sua batalha na formação de famílias católicas. O filme e a obra coincidem também no modelo de homem colonial, mostrando homens que...
tracking img