Romantismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Literatura


Sumário

Épocas literárias

Índice

Introdução

Romantismo

Realismo/Naturalismo

Parnasianismo

Simbolismo

Conclusão

Bibliografia



Introdução
Literatura do Brasil faz parte dasliteraturas do Ocidente da Europa. No tempo da nossa independência, proclamada em 1822,formou-se uma teoria nacionalista que parecia incomodada por este dado evidente e procurou minimizá-lo, acentuando o que haveria de original, de diferente, a ponto de rejeitar o parentesco, como se quisesse descobrir um estado ideal de começo absoluto. Trata-se de atitude compreensível como afirmaçãopolítica, exprimindo a ânsia por vezes patética de identidade por parte de uma nação recente, que desconfiava do próprio ser e aspirava ao reconhecimento dos outros. Com o passar do tempo foi ficando cada vez mais visível que a nossa é uma literatura modificada pelas condições do Novo Mundo, mas fazendo parte orgânica do conjunto das literaturas ocidentais. Por isso, o conceito de “começo” énela bastante relativo, e diferente do mesmo fato nas literaturas matrizes. A literatura portuguesa, a francesa ou a italiana foram se constituindo lentamente, ao mesmo tempo que se formavam os respectivos idiomas. Língua, sociedade e literatura parecem nesses casos configurar um processo contínuo, afinando-se mutuamente e alcançando aos poucos a maturidade. Não é o caso dasliteraturas ocidentais do Novo Mundo. Com efeito, no momento da descoberta e durante o processo de conquista e colonização, houve o transplante de línguas e literaturas já maduras para um meio físico diferente, povoado por povos de outras raças, caracterizados por modelos culturais completamente diferentes, incompatíveis com as formas de expressão do colonizador. A literatura brasileira,considerando seu desenvolvimento baseada na língua portuguesa, faz parte do espectro cultural lusófono, sendo um desdobramento da literatura em língua portuguesa. Ela surgiu a partir da atividade literária incentivada pelo Descobrimento do Brasil durante o Século XVI.
A literatura brasileira tem sua história dividida em duas grandes eras, que acompanham a evolução política e econômica dopaís: a Era Colonial e a Era Nacional, separadas por um período de transição, que corresponde à emancipação política do Brasil. 
Mais que uma história, uma arte ou uma linguagem, a literatura é um discurso que nasce do diálogo entre um autor, um leitor, um contexto de produção e um contexto de circulação.Nesse trabalho irei então falar sobre as épocas que constituíram nossaliteratura.

Romantismo Gerado sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa,no fim do século XIII, o romantismo surgiu no início do século XIX, na Alemanha, França e Inglaterra, num momento histórico em que as classes sociais, como asconhecemos hoje, se definiam. Na ocasião, a sociedade se reorganizava e as classes sociais criavam ou redefiniam suas visões da existência e do mundo. Das classes sociais desse período, a nobreza e a pequena burguesia são as classes que vão atuar essencialmente no movimento romântico. Assim, o romantismo expressa, nas palavras de Karl Mannheim, os sentimentos dos descontentes com a novaordem socioeconômica, isto é, com o capitalismo industrial.Recém-afastada do poder pelas revoluções, a nobreza só podia amargar uma nostalgia do Antigo regime. Ao contrário, a pequena burguesia expressava espanto e insegurança, vendo barrados pela grande burguesia, pelos verdadeiros capitalistas, seus projetos de ascensão social, desenvolvidos durante a luta contra a nobreza....
tracking img