Romantismo - prosa indianista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A prosa indianista
Contexto histórico
Na Europa, os cavaleiros medievais eram vistos como heróis, símbolos de coragem, honra e caráter. Entretanto, na Idade Média, a Europa ainda não haviadescoberto o Brasil. Não tínhamos cavaleiros, precisávamos de nossos próprios heróis. É aí que entra o projeto literário do romance indianista: fornecer aos leitores brasileiros obras em que o passado do paísfosse reconstituído.
Nessas obras, o índio é elevado à condição de herói para atuar como personagem que representa o povo americano, ao mesmo tempo em que se comporta de acordo com os mais nobresprincípios da sociedade burguesa (honestidade, bravura, paixão, humildade, etc.) tão valorizados pelo Romantismo.
A escolha do índio como protagonista foi influenciada pelos viajantes estrangeiros quepercorriam o Brasil em expedições científicas.

Características
Gerais
O Romantismo caracterizava-se por opor-se aos modelos da antiguidade clássica. Graças a essa oposição, a arte perdeu ocaráter erudito e nobre, passando a assumir outro, mais popular.
No Romantismo, o público era mais amplo e anônimo e isso faz com que as obras desenvolvam uma nova linguagem, baseada na imaginação e nossentimentos, resultando em uma interpretação subjetiva da realidade.
Esse período é caracterizado por uma evasão no tempo que remete a Idade Média. Essa exaltação ao passado histórico, tenta criar umherói nacional, não contaminado pela civilização. Além disso, também há o culto a natureza.
O amor é visto como a coisa mais importante na vida. A realização do amor traz consequências extremascomo o suicídio. Já a mulher, objeto de amor romântico, é idealizada, ou seja, a mulher é um ser perfeito, assemelhando-se muitas vezes a uma deusa.
A característica que talvez seja a mais marcante detodo o período Romântico é o subjetivismo, ou seja, a supervalorização das emoções pessoais, uma espécie de busca do “eu” interior.
Específicas
- Narrativas que remetem ao passado histórico e ao...
tracking img