Romantismo Prosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
ROMANTISMO PROSA
É um movimento literário, que foi inaugurado com base no livro "A Moreninha", de Joaquim Manuel de Macedo. O romance brasileiro é caracterizado por ser uma adaptação do romance europeu, com a conservação do caráter de pouco valor da Europa, com início, meio e fim seguindo a ordem cronológica dos fatos.
O desenvolvimento da prosa romântica é ao desenvolvimento da imprensa nopaís, que foi introduzida em 1808, e essa atividade passou a ser desenvolvida somente com a vinda da Corte portuguesa ao Brasil, que exigiu o desenvolvimento da colônia para atender ao seu modo de vida.
Pelo fato da produção em prosa ter surgido no Romantismo, o nome romance é comumente associado ao movimento, muitas vezes sendo sinônimo de histórias românticas. No entanto, nem todo o romance éromântico ou do Romantismo, uma vez que romance é apenas uma palavra que designa um gênero literário narrativo em prosa que teve vários desdobramentos ao longo do tempo, como o romance realista e o romance naturalista.
Durante o período colonial, a prosa não existia. Nessa ausência de tradição, os autores românticos partiram do nada e fizeram suas primeiras tentativas mais consistentes.
Comojá constado antes, o marco inicial deu-se a partir da obra de Joaquim Manuel de Macedo - A Moreninha (1844), e ele se destaca dada a sua qualidade estética superior e o grande sucesso entre os contemporâneos.
Nas décadas de 50 e 60 o florescimento da prosa de ficção tornou-se muito significativo porque os prosadores românticos procuraram cobrir diversos aspectos da vida brasileira, além dasindefectíveis histórias de amor.
O romance romântico, mais do que as poesias, queria responder e atender aos questionamentos sobre a identidade nacional. A prosa romântica tinha o intuito de redescobrir o Brasil, trazendo à tona e reconhecendo todos os espaços que o compunham, não só exaltando uma característica nacional, como a poesia fazia.
Era comum a presença do flashback, uma volta aopassado para explicar um fato do presente. O sentimentalismo era mais visível, uma vez que toda prosa romântica tem histórias de amor que tentam quebrar barreiras, terminando no casamento ou na morte (quando o amor não era possível). Essa idealização de um amor que quebra barreiras traz à tona a ideia de que o amor é a única forma das personagens se purificarem.
O conflito narrativo na prosaromântica também tinha a idealização de um herói, no entanto, apesar da coragem, da postura idealista e do desejo de justiça e moral, este herói esta inserido no contexto do romance ao qual pertence, podendo também ser uma heroína. O sentimento das personagens e os conflitos destes são mostrados na prosa e há também uma ideia muito forte de bem x mal, verdade x mentira, moral x imoral.
Temos quatrotipos de romances no movimento: o indianista, histórico, regional e urbano e era bem comum que os escritores da prosa do período caminhassem entre os vários tipos.
Romance indianista
O romance indianista traz à tona a vida, cultura, crença e costumes indígenas. O índio surge como herói, representando o Brasil e os brasileiros, sendo corajoso, heróico, forte, idealizado. Há uma valorização danatureza e o espaço onde ocorre a narrativa remete ao natural, à paisagem brasileira.
Exemplos de romances indianistas
Iracema, O Guarani e Ubirajara, todos de José de Alencar.
Romance histórico
O romance histórico traz o retrato de costumes de uma época passada, sendo um relato que muitas vezes mistura ficção e realidade.
Exemplos de romances históricos
As Minas de Prata e A Guerra dosMascates, ambos de José de Alencar. É importante saber que romances indianistas também podem ser considerados históricos.
Romance urbano
Os romances urbanos são os mais lidos até hoje. Em sua grande maioria, este tipo no Romantismo narrava uma história que geralmente ocorria nas capitais, na alta sociedade. Funcionava como crítica aos costumes, mostrando a sociedade e os interesses desta em...
tracking img