Romantismo nas artes plasticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Romantismo nas artes plásticas (De 1790 a 1850)

• São representantes desta época o artista precursor Francisco de Goya y Lucientes. Algumas de suas principais pinturas são: A Família de Carlos IV, O Colosso e Os Fuzilamentos do Três de Maio de 1808.
• Outras obras românticas : A Balsa(Jangada)da Medusa e O Couraceiro Ferido, de Théodore Géricault;
• A Morte de Sardanapalo, Dante eVirgílio no Inferno e A Liberdade guiando o povo, de Eugène Delacroix;
Pintores franceses que trabalharam juntos na pesquisa de movimento e na riqueza cromática.Os temas literários (Delacroix:Dante e Virgílio no Inferno,1822) alternaram-se com motivos contemporâneos(Gericault: O Couraceiro Ferido,1814)
• A Carroça de Feno, de John Constable
• e O Combatente Téméraire e Mar emTempestade, de Joseph William Turner.
Os paisagistas ingleses,com sua atração por uma natureza selvagem ,trouxeram uma renovação à fatura pictórica,sobretudo através da aquarela. As pinturas de paisagem tornaram-se bastante valorizadas. Essas pinturas procuravam expressar a relação do artista com a natureza, numa época que a arte tornava-se mais livre


INTRODUÇAO

(O que)

ORomantismo tirou seu nome de um interesse nas lendas medievais (tais como Rei Artur,Canção de Rolando e O Anel dos Nibelungos) chamadas romances,nome muito em voga na Europa na segunda metade do séc XIX. Era apenas uma atitude, um estado de espírito, o Romantismo toma mais tarde a forma de um movimento e o espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no individuo
Contra atradição que representam o academismo e o neoclassicismo,essa corrente levou ao triunfo,sobretudo no inicio do séc.XIX ,da espontaneidade e da revolta(anunciadas por Goya) ,onde antes dominavam a razão e a frieza.Representou uma revolta ao conservadorismo nas artes,dava maior liberdade de expressão aos seus artistas.
tornando-se um dos principais movimentos artísticos da História daArte, Marcaria todo o Século XIX, e daria todas as primeiras bases da arte moderna
Nas artes plásticas, talvez esteja mais ligado a um estado de espírito e crenças filosóficas do que a um estilo ou imagem visual específica. Além disso, os próprios líderes do movimento romântico, nas artes plásticas, apresentam grande diferenciação entre si. De uma forma geral, o romantismo caracteriza-se pelavaloração da experiência individual e da imaginação como principal fonte de recursos para a expressão artística.

(quando)


O Romantismo foi um movimento artístico e intelectual com suas primeiras manifestações ocorridas nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou durante grande parte do século XIX.
Alguns autores neoclássicos já nutriam um sentimento mais tarde ditoromântico antes de seu surgimento de fato, sendo assim chamados pré-românticos. Nesta classificação encaixam-se Francisco Goya e Bocage.

(onde)


O Romantismo surge inicialmente naquela que futuramente seria a Alemanha (Schiller,Goethe,Hölderlin) e na Inglaterra (Wordsworth ,Coleridge ); e depois na Itália(Manzoni,Leopard),na Espanha (Zorrilla),em Portugal(Garret,Castilho), paísesnórdicos (Tegnér-Suécia,Oehlenschläger-Dinamarca).Todavia foi na França onde o Romantismo se exprimiu de um modo mais completo, repercutindo ao resto da Europa e também aos países de formação européia,na América,como o Brasil.

Obs: Entretanto,sua definição é bastante polemica: outros o vêem como uma escola que floresceu entre os séculos XVIII e XIX.Além disso,há também historiadores dearte que não consideram haver tantas diferenças entre o Neoclassicismo: enquanto o neoclássico busca um ideal sublime, objetivando o mundo, o romântico faz o mesmo, embora tenda a subjetivar o mundo exterior;portanto,os dois movimentos estão interligados pela idealização da realidade (mesmo que com resultados diversos).


Características gerais


– Ideais iluministas e Revolução...
tracking img