Cidadania e so

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Romantismo Movimento Cultural no contexto Histórico |
[Escrever o subtítulo do documento] |
|
|
|
|

A Liberdade Guiando o Povo, de Eugéne Delacroix (1789-1863)

Introdução
A pedido da professora, realizamos um trabalho de pesquisa sobre a temática: O Romantismo – Movimento Cultural no contexto histórico. Desta forma, as abordagens ao tema, a saber: Romantismo,Romantismo em Portugal, a música, as artes plásticas, a pintura, a escultura, os grandes nomes do Romantismo Europeu e Português, os idéias românticos e o culto do eu.

ESTE INFERNO DE AMAR

Este inferno de amar - como eu amo!
Quem no pôs aqui n’alma... quem foi?
Esta chama que alenta e consome,
Que é a vida - e que a vida destroi -
Como é que veio se atear
Quando - ai! Quando se há deapagar?
Eu não sei, se me lembra: o passado,
A outra vida que dantes vivi
Era um sonho talvez... - foi um sonho -
Em que paz tão serena a dormir!
Oh! que doce era aquele sonhar...
Quem me veio, ai de mim! Despertar?
Só me lembra que um dia formoso
Eu passei... dava o sol tanta luz!
E os meus olhos, que vagos giravam,
Em seus olhos ardentes o pus.
Que fez ela? Eu que fiz? - Não o sei;
Masnessa hora a viver comecei...
Almeida Garreta, época Romântica.

Romantismo – Contexto Histórico
O Romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que permaneceu grande parte do século XIX. A Europa viva uma época em que o ambiente intelectual era de grande rebeldia. Na política, caíam os sistemas de governo despóticos esurgia o liberalismo político. No campo social imperava o inconformismo. A Revolução Francesa é o clímax desse século de oposição. Esta corrente caracterizou-se como uma visão do mundo contrária ao racionalismo que marcou o período neoclássico, e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.
Uma corrente que se manifestou na literatura, nas artes plásticas e namúsica. Os grandes ideais do Romantismo, ou essências assentam na Liberdade, nos sentimentos, na sensibilidade, no equilíbrio clássico e na ausência de regras e constrangimentos. Os homens nunca tinham experimentado mudanças tão ríspidas e tão profundas na sua vida, na passagem do Século XVIII para o Século XIX.

Romantismo – Movimento Cultural
O Culto do Eu
No século XIX, os filósofospreocupavam-se com o estudo do nascimento e evolução das Sociedades. Porém, os românticos focavam as suas atenções no indivíduo impulsivo devido aos seus sentimentos e paixões; este indivíduo era também consumido pela dor, pela solidão e pela melancolia.
A principal expressão do culto do eu é o Herói Romântico. Este Herói tinha como características a insatisfação, a solidão, não adoptava emoçõesviolentas, quebra as regras/normas e elabora o seu próprio mundo. A sua vida é atribulada e curta, refugiando-se na Natureza e cúmplice dos seus estados de alma. Este herói tem como época de referência a Idade Média, na medida em que, esta idealiza ou passeia pelo Oriente exótico.
Estes heróis eram seres trágicos e malditos. Mas porque razão? A Sociedade do Antigo Regime causou sequelas ao Romantismopois, o Herói Romântico tinha um desejo enorme de se libertar daquilo que foi o antigo regime. As sensações subjectivas demonstram esta dramatização do romantismo; estes homens sentiam-se insatisfeitos e incompreendidos perante o mundo e, por tal, assim travam uma guerra contra ele. O poeta e dramaturgo Musset afirma que esta situação foi o “mal do século” que se transformou num autêntico “mal deviver”.
Victor Hugo, representante maior do romantismo francês, tornou-se também um dos maiores nomes da literatura universal.

A exaltação da Liberdade
De facto, a liberdade foi uma das temáticas mais caras do Romantismo, transformando-se numa expressão da ideologia liberal. Esta temática tinha inúmeras raízes tais como, liberdade política, social ou económica ou a liberdade dos povos....
tracking img