Roma antiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
_ROMA
CONDIÇÃO GEOGRÁFICA:
• Situada na Península Itálica que se encontrava no Mediterrâneo e era limitada pelos Alpes (norte) e mares Tirreno (oeste), Adriático (leste) e Jônico (sul).
• Se comparada à Grécia o litoral italiano não tinha bons portos, sendo menos favorável à navegação, porém, o solo era mais fértil e o relevo facilitava as comunicações terrestres e o desenvolvimentoagrícola.
POVOAMENTO DA ITÁLIA:
 Norte – gauleses, na planície do rio Pó.
 Centro – etruscos, na região da Toscana (entre os rios Arno e Tibre) e italiotas (latinos, sabinos, úmbrios, samnitas, etc.), na região do Lácio.
 Sul – gregos (Magna Grécia).
• A origem de Roma, provavelmente, deveu-se à concentração das tribos latinas em torno de um posto militar, construído junto ao rio Tibre, paraproteger a região do Lácio das invasões etruscas.
• A civilização etrusca partilhou com os gregos e cartagineses o domínio do Mediterrâneo Ocidental e, durante o seu apogeu (século VI a.C.), conquistaram a cidade de Roma.
PERÍODO MONÁRQUICO (753 à 509 a.C.)
• Poder do rei (que tinha funções de: supremo juíz, sumo sacerdote e comandante do exército) era limitado pelo Senado, um conselho aristocráticoformado pela nobreza patrícia, e pelas Assembleias Populares.
• Dos reis romanos, os três últimos foram etruscos e governaram de forma despótica, marginalizando a aristocracia patrícia, o que levou a uma revolta que depôs o rei, abolindo a Monarquia instalando a República.
PERÍODO REPUBLICANO (509 à 27 a.C.)
• A sociedade romana estava dividida em 4 camadas: patrícios (aristocracia rural),plebeus (camponeses, comerciantes e artesãos), clientes (subordinados aos patrícios) e escravos.
• As instituições políticas eram controladas pelos patrícios, destacando-se:
- As Assembleias ou Comícios (Curiais, Centuriais e Tribais)  Assembleias populares que votavam as leis e elegiam os magistrados. A Assembleia Curial examinava os assuntos religiosos. Nos Comícios Centuriais, os cidadãos eramdivididos pela riqueza em 5 classes que se subdividiam em centúrias, cada uma com direito a um voto. Os cidadãos mais pobres se agrupavam em uma única centúria e os patrícios, que constituíam a maioria, saíam sempre vitoriosos dos comícios. Nos Comícios Tribais (que escolhiam os questores e edis), os cidadãos eram agrupados em tribos, cada uma com direito a um voto. Como as tribos dos ricos eram amaioria, os patrícios asseguravam a vitória.
- O Senado  Era o poder de fato, se encarregando das finanças, religião, administração do território e política exterior, tendo o poder de nomear um ditador em momentos de crise.
- Os Magistrados  principais: Cônsules (dois) que presidiam os comícios, o senado e comandavam o exército em tempo de guerra; Pretores que aplicavam a justiça; Censores,responsáveis pelo recenseamento da população e vigilância dos costumes; Questores, responsáveis pela arrecadação de impostos e pelo tesouro público; e os Edis, responsáveis pelos espetáculos oficiais e segurança pública.
• Com a instalação da República logo ocorrem as lutas de classes entre patrícios e plebeus, iniciadas com a Revolta do Monte Sagrado (493 a.C.), onde os plebeus abandonam a cidadee só retornam após concessões feitas pelos patrícios. Os plebeus conquistaram o direito de eleger seus próprios magistrados, denominados Tribunos da Plebe, que tinham o poder de veto em relação aos atos dos magistrados ou do Senado. A continuação das lutas possibilitaram aos plebeus a conquista da igualdade jurídica (lei das 12 Tábuas), a igualdade civil (lei Canuléia), a igualdade política (LeiLicínia) e, posteriormente, igualdade religiosa (Lei Olgúnia), exercendo cargos sacerdotais.
• Entre 509 a.C. e 270 a.C., os romanos, através de uma expansão interna, conquistaram a Itália. Durante a Monarquia, Roma conquistou a região do Lácio. Na fase inicial da República, conquistou sucessivamente a Etrúria, a Campânia e a Magna Grécia. No século III a.C., à exceção do norte, dominado pelos...
tracking img