Rochas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E TECNOLÓGICAS
DICIPLINA DE GEOLOGIA E MINERALOGIA
PROF ª. SANDRA ALVES
CURSO: AGRONOMIA

ROCHAS METAMÓRFICAS E SEDIMENTARES

28 DE MARÇO DE 2012
MOSSORÓ, RN
KARLA NASCIMENTO DE SOUZA

ROCHAS METAMÓRFICAS E SEDIMENTARES

Trabalho apresentado como exigência da disciplina de Geologia e Mineralogia,ministrada pela professora Sandra Alves. Referente a 50% da 1ª nota da disciplina, no período letivo de 2012.1. |

28 DE MARÇO DE 2012
MOSSORÓ, RN
INTRODUÇÃO
As rochas podem ser definidas como agregados formados por um ou mais minerais, que ocorrem naturalmente na litosfera e mantém certa uniformidade de composição e de características. Segundo os processos genéticos envolvidos na sua formação, asrochas podem ser classificadas em três grupos principais: ígneas, sedimentares e metamórficas. Existem também as rochas ultrametamórficas, envolvendo fusão parcial, que se confundem com as rochas ígneas.
O ciclo de geração das rochas estabelece os processos envolvidos na formação dos diferentes tipos de rochas ocorrentes na crosta, bem como as relações genéticas entre os diversos tipos derochas. Tais processos envolvem o resfriamento e consolidação de material magmática em profundidade ou na superfície; a exposição de rochas gerada em profundidade através de levantamento crustais; intemperismo; sedimentação e litificação; metamorfismo; ultrametamorfismo e fusão total.
Neste trabalho falaremos sobre os tipos, as texturas e os processos de formação das rochas sedimentares emetamórficas.


ROCHAS SEDIMENTARES
- DESCRIÇÃO / ORIGEM
Rochas sedimentares são aquelas originadas a partir da remoção, acumulação e consolidação dos produtos resultantes da decomposição ou fragmentação de quaisquer rochas preexistente, através dos agentes intempéricos, bem como da deposição de qualquer material proveniente da atividade orgânica ou precipitação de soluções químicas. As rochassedimentares representam a ação dos processos geológicos naturais através dos tempos, e seu estudo permite reconstituir os eventos da história geológica da Terra. “Ao logo do ciclo de transformações das rochas, o conjunto de fenômenos que ocorrem sob a influência dos agentes externos constitui o ciclo exógeno de transformações através do qual se formam as rochas sedimentares”. (POPP, 1998)
-DIFERENÇA ENTRE ROCHAS SEDIMENTARES E ÍGNEAS
Segundo Williams Et Al (1970) a distinção entre as rochas ígneas, metamórficas e sedimentares é basicamente mais genética do que descritiva. As rochas sedimentares depositam-se estratificadamente, camada sobre camada, na superfície da litosfera, em temperaturas e sob pressões relativamente baixas. Por outro lado, a maior parte das rochas metamórficas e ígneasoriginaram-se sob a superfície da terra em temperaturas e sob pressões muito mais altas.
A diferença entre as rochas sedimentares e ígneas esta na formação. Enquanto as rochas ígneas são originadas do magma, as rochas sedimentares são originadas a partir do acúmulo de materiais de outras rochas que lhe precederam, da deposição de qualquer material proveniente da atividade orgânica ou deprecipitação de soluções químicas.

- PROCESSOS
A formação das rochas sedimentares geralmente está dividida em quatro etapas: destruição das rochas preexistentes; transporte dos produtos resultantes dessa destruição; deposição desses produtos numa bacia de sedimentação; transformação dos sedimentos soltos em rocha compacta (diagênese).
Destruição das rochas preexistentes: essa destruição éefetuada através da ação conjunta do intemperismo e da erosão;
Transporte dos produtos originados pelo intemperismo: os produtos originados pela fragmentação e decomposição intempérica das rochas, bem como fragmentos de organismos mortos ou produtos de origem orgânica, serão transportados pelos agentes externos como a água, o vento, as geleiras e a gravidade;
Sedimentação: as partículas que foram...
tracking img