Rochas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LISTAS DE ROCHAS
A
Anfibolito
Andesito
Anortosito
Aplito
Ardósia
Arenito
Argilito
Argila
B
Basalto
Basanito
Brecha
C
Calcário
Carvão
Cherte
Conglomerado
Carbonatito
Calcilutito
Corneana
D
Dacito
Diatomito
Diorito
Dolomito
Dunito
Diabásio
E
Eclogito
Epidiorito
Epidosito
F
Foidolito
Folhelho
Fonólito
Feldspato
G
Gabro
Geode
Gneisse
GranitoGranodiorito
Granófiro
Granulito
Grauvaque
H
Ignimbrito
ígnea
J
Jaspe: É uma rocha sedimentar que existe desde o século XI
K
Kimberlito
L
Lamito
Lamprófiro
M
Marmore azul
Marga
Mármore
Migmatito
Monzonito
Mica
Micaxisto
N
nácar
O
Obsidiana
Opala
P
Pedra pomes
Pegmatito
Peridotito
Pedra Sabão
Piroclasto
Piroxenito
Pedra talco
Pirita
Q
Quartzito
Quartzo rosaQuartzo roxo
Quartzo verde
Quartzo azul
R
Riólito
S
Serpentinito
Skarn
Sienito
Seixos
Sedimentar
T
Tefrito
Tonalito
Traquibasalto
Traquito
Turmalinito
Tufo
[[Travertino {Bege Bahia}]]
U
V
Varvito
W
Webbsterito
Wehrlito
X
Xisto
Xisto azul
Xisto verde
Xisto vermelho
Xisto rosa
Y
Z

Anfibolito é o nome dado a uma rocha composta principalmente pela anfíbolahornblenda, restringindo-se o termo a rochas metamórficas. Actualmente, as rochas ígneas holocristalinas compostas sobretudo pela anfíbola hornblenda são designadas hornblenditos.

Anfibolito

Andesito é um tipo de rocha magmática cujo nome deriva de Andes, montanhas onde é muito comum. É uma rocha ígnea vulcânica de composição intermédia, calcialcalina, de cor cinzenta a cinzenta escura ou mesmonegra, com textura afanítica a porfirítica. Os andesitos são a rocha típica do vulcanismo associado às regiões de subducção, em especial aos arcos insulares.

Amostra de andesito (de massa escura) com fenocristais de zeolite. O diâmetro da foto é cerca de 8 cm.

Anortosito é um tipo de rocha magmática.
Anortosito é um tipo de rocha magmática plutónica, presente na constituição dos continenteslunares.
Aplito é um tipo de rocha magmática.São rochas de granulação fina composta basicamente por quartzo e feldspatos, possui textura típica sacaroidal por ter um aspecto em amostra de mão de açúcar.
A ardósia é uma rocha metamórfica de grão fino e homogêneo composta por argila ou cinzas vulcânicas que foram metamorfizadas em camadas.

Ardósia.

O arenito é uma rocha sedimentar queresulta da compactação e litificação de um material granular da dimensão das areias. O arenito é composto normalmente por quartzo, mas pode ter quantidades apreciáveis de feldspatos, micas e/ou impurezas. É a presença e tipo de impurezas que determina a coloração dos arenitos; por exemplo, grandes quantidades de óxidos de ferro, fazem esta rocha vermelha.

Arenito

Os argilitos são rochassedimentares lutáceas (granulação de argila, menor que 0,004 mm) maciças e compactas, sendo compostas por argilas litificadas, isto é, argilas compactadas e exibindo orientação dos minerais foliados. São rochas sedimentares, de granulação finíssima, poucos mícrons e por isso untuosa ao tato. É uma das rochas sedimentares mais abundantes, o que lhe dá grande importância geológica; no entanto, por serem degranulação tão fina e tão difíceis de estudar, estão entre as menos compreendidas. Possuem de cor de cinza até preta, amarela, verde ou avermelhada.

Formada pela alteração de rochas, como as que tem feldspato, a argila pode ser encontrada próxima de rios, muitas vezes formando barrancos nas margens. Apresenta-se nas cores branca e vermelha. A argila é uma família de minerais filossilicáticoshidratados, aluminosos de baixa cristalinidade e diminutas dimensões (partículas menores do que 1/256 mm ou 4 µm de diâmetro), como a caolinita, esmectita, montmorillonita, illitas, etc. Apresentam-se geralmente estáveis, nas condições termodinâmicas e geoquímicas da superfície terrestre ou de crosta rasa.

O basalto é uma rocha ígnea eruptiva, de granulação fina, afanítica, isto é, os cristais...
tracking img