10 Problemas mais comuns em computadores e suas soluções

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[inserir aqui nome da instituição de ensino]

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO

[inserir aqui nome do aluno]

RELATÓRIO SOBRE DEZ PROBLEMAS COMUNS EM COMPUTADORES PESSOAIS E SUAS SOLUÇÕES

[inserir aqui nome da cidade]
[inserir ano]


DESENVOLVIMENTO

Cada “-“ representa uma possível solução ao problema listado

1. PC reinicia sozinho

Quando um computador reinicia querdizer que tem algo errado com ele.
Os principais fatores são: Memória RAM, HD, fonte, Placa de vídeo ou superaquecimento.

Para saber por que o computador está reiniciando faça o seguinte:

- Baixe o programa Everest e monitore as temperaturas;

- Nas propriedades do "Meu Computador" clique na guia "avançado", e em seguida nas configurações de "inicialização e recuperação". Irá abrir outrajanela. Desmarque a opção "Reiniciar Automaticamente", de ok. Após isso na próxima vez que o PC reiniciar irá aparecer uma tela azul com o nome do driver ou dispositivo que está causando o problema.

- Se ainda não funcionou, baixe o programa MemTest, e teste a memória por mais ou menos 3 horas. Caso não apresente nenhum problema, está tudo certo.

- Se ainda não teve resultados, baixe oprograma HD Tune. Ele faz uma avaliação de seu HD.

- O computador reiniciar durante os jogos em 90% dos casos é problema na placa de vídeo. Tenha certeza que sua máquina suporta rodar nos pré-requisitos de instalação do game.

2. Superaquecimento (Overheating)

- Se o problema for superaquecimento e o computador reiniciar automaticamente (processo conhecido como thermal shutdown), abra ogabinete (no caso de notebooks, desmonte ele) e troque a pasta térmica. Caso o problema persista, providencie a troca do cooler do processador.

- Evite usar computadores portáteis na cama. As saídas de ar debaixo do equipamento podem ficar trancadas e causar o aquecimento em excesso.

3. Blue Screen of Death (Tela Azul da Morte)

A tela azul geralmente aparece quando existe algum problema dehardware, driver ou programa incompatível. Isso ocorre quando o sistema operacional é submetido a condições não previstas pelo código e por conta disso ele para de funcionar e trava o computador como um todo (a tela fica azul ou o computador reinicia automaticamente), exibindo umas linhas de informação que costumam dizer pouco ou quase nada para o usuário comum.

- Driver: Caso tenha atualizadoalgum driver, procure restaurá-lo para a última versão funcional que você tinha dele. Acesse o gerenciador de dispositivos, clique duas vezes no dispositivo em questão e vá até a aba Driver. Então, clique no botão “Reverter Drive”.

- Hardware: uma das causas mais comuns da exibição da tela azul da morte surge após a instalação de um novo dispositivo ao PC para o qual o sistema operacional nãopossui driver adequado. Em situações como essa, instalar uma versão mais recente do driver costuma dar fim ao problema. Checar o site do fabricante sempre ajuda.

Curiosidade: Em 1998 durante a apresentação do novo SO da Microsoft (o Windows 98, obviamente), Bill Gates em pessoa foi demonstrar a novidade do sistema: o plug n’ play. Foi conectado um scanner a um computador rodando Windows 98 e seobteve uma Tela Azul da Morte no ato! Concluiu a experiência com um “deve ser por isso que ainda não estamos o exportando” em meio a muitos aplausos, risadas e gritos.

- Registro: Como quase todos os outros grandes problemas do Windows, a culpa pode estar não em seu hardware, mas no Registro. Utilize o Restaurador de Sistema para retornar para a situação em que estava antes de o problema começar.- Temperatura: Ver 2. Superaquecimento (Overheating).

- Memória: Um módulo ruim de RAM também é uma causa em potencial de panes. Caso suspeite que a memória possa ser a causa do problema, baixe e use o software gratuito MemTest.

Abra o gabinete e confira se as conexões internas estão firmemente encaixadas. Com cuidado para não estragar componentes frágeis, utilize material apropriado...
tracking img