Rochas sedimentares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1902 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA


ROCHAS SEDIMENTARES

Trabalho da disciplina de Geologia como pré requisito para obtenção de parte da nota do 1° bimestre.
Profº: Ricardo Melo Araújo

Araucária
2013
Introdução
Através do presente trabalho temos como objetivo a aquisição de um pouco mais de conhecimento sobre as rochas sedimentares, desde sua história até sua participação especifica naengenharia civil.

Rochas sedimentares

Formação das rochas sedimentares
A formação das rochas sedimentares é gerada através do processo de intemperismo ou meteorização, onde há a fratura de rochas através de processos químicos ou físicos, no qual a rocha sofre um processo de decomposição variando sua intensidade com a temperatura, pluviosidade e vegetação. Os geólogos estimam que 5% dacamada exterior de 16 Km de espessura da terra a maioria das formações rochosas cerca de 75% são de rochas sedimentares pelo fato dos sedimentos se acumularem na superfície da terra, apresentam se em camadas ou estratos cuja a inclinação varia conforme a ação de movimentos tectônicos ao longo da vida geológica da terra.
Composição das rochas sedimentares
Cerca de 3/4 da Terra são cobertos por rochassedimentares que revestem partes dos continentes e dos fundos oceânicos. No entanto, estas formam apenas um película superficial sobre as rochas magmáticas e metamórficas que constituem a maioria do volume (figura 1).

Figura 1. Imagem ilustrativa
Fonte: fóssil.uc.pt

Os sedimentos, precursores das rochas sedimentares, encontram-se na superfície terrestre resultantes de fenómenosde meteorização e erosão de rochas pré-existentes assim como de restos orgânicos. Assim são constituídos maioritariamente por areias, siltes e conchas de organismos. Estes primeiros, formam-se à medida que a meteorização vai fragmentando as rochas da crosta, sendo posteriormente transportados pela erosão.

Rochas sedimentares em ambiente terrestre e ambiente marinho.
A água e o vento são os principaisagentes de transporte de sedimentos, quando estes agentes perdem a capacidade de transportar, devido a uma diminuição da velocidade, ocorre a sedimentação.
Com a continuação da sedimentação, os sedimentos dispostos nos estratos inferiores são compactados (diminuição de volume) e cimentados (precipitação de minerais novos em torno das partículas depositadas, colando-as). Ao conjunto de processos quetransformam os sedimentos em rochas sedimentares consolidadas dá-se o nome de diagénese.
Ambientes sedimentares mais comuns em nosso planeta:
Os sedimentos e as rochas sedimentares são caracterizados pela presença de estratificação, que resulta da formação de camadas paralelas e horizontais, pela deposição contínua de partículas no fundo de um oceano, de um lago, de um rio ou numa superfíciecontinental (figura 2).
Uma outra características das rochas sedimentares é a sua ordenação temporal. Assim numa sequência de estratos que não tenha sido modificada da sua posição original, um estrato é mais antigo do que aquele que está por cima, e mais recente do que está por baixo.

Figura 2. Imagem ilustrativa
Fonte: fossil.uc.pt/pags/Fig_ambsed.htm
Processos sedimentares:
Intemperismo
Ointemperismo é o conjunto de fenômenos físicos e químicos que levam à degradação e enfraquecimento das rochas.
Tipos de Intemperismo:
Intemperismo Físico Termal: Ocorre pela ação da variação da temperatura ambiente, no processo físico de dilatação e contração das camadas superficiais das rochas, esta situação é mais decorrente em rochas de coloração escura e de formato poliédrico no qual tendem atomar uma forma arredondada.
Figura 3: Cálice em arenito Vila velha-PR
Intemperismo Físico Mecânico: São produzidos através de esforços mecânicos nas rochas consiste em um agente qualquer em fendas de rochas que em expansão exerce pressão em todas as direções até a ruptura da mesma. Um exemplo é a água congelada em uma fenda de rocha, a água ao se congelar aumenta seu volume, exercendo pressão...
tracking img