Rochas sedimentares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2985 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
As rochas são associações naturais de dois ou mais minerais agregados ou não e, normalmente, cobrindo vastas áreas da crosta terrestre e, por vezes, embora raras, constituídas por um só mineral.
O estudo das rochas e minerais é de extrema importância por ser a rocha o material de origem da maioria dos solos, e os minerais das rochas a fonte principal dos nutrientes para as plantas.Petrologia é o ramo da geologia que se dedica ao estudo da composição, origem e história natural das rochas. Os termos populares pedra e calhau se referem a pedaços soltos de rochas, ou fragmentos.
As rochas podem ser classificadas de acordo com sua composição química, sua forma estrutural, ou sua textura de acordo com as suas origens ou maneiras como foram formadas em ígneas, sedimentares, erochas metamórficas.
Falaremos de um modo geral sobre as rochas sedimentares, sua génese, classificação, tipos e importância económica.


Rochas Sedimentares
Rochas sedimentares são rochas resultantes do depósito e da sedimentação dos produtos do intemperismo de outras rochas.

Cerca de 3/4 da Terra são cobertos por rochas sedimentares que revestem partes dos continentes e dos fundosoceânicos. No entanto, estas formam apenas uma película superficial sobre as rochas magmáticas e metamórficas que constituem a maioria do volume rochoso crustal.
É constituída por sedimentos carregados pela água e pelo vento que são as inúmeras partículas de rocha, lama, matéria orgânica, podendo até mesmo possuir em sua composição restos corpóreos de vegetais e animais acumulados em áreas deprimidasque contem material fóssil e formam as bacias.
As figuras abaixo são exemplos de rochas sedimentares.


Géneses das Rochas Sedimentares
As rochas sedimentares são formadas a partir de mudanças ocorridas em outras rochas.
Quando materias como partículas de rocha, lama, matéria orgânica sao transportadas e acumuladas em um determinado local, sofrendo acção da temperatura (frio ou calor), ocorreo fenômeno da diagênese ou litificação, ou seja, a transformação de sedimento em rocha. Os locais mais comuns para a ocorrência do processo são os lagos, baías, lagunas, estuários, deltas e fundo de oceanos.
Chuva, vento, água dos rios, ondas do mar vão aos poucos, fragmentando as rochas em grãos de minerais. Pouco a pouco, ao longo de milhares de anos, até o granito mais sólido se transforma empequenos fragmentos. Esse processo é chamado de intemperismo também conhecido como meteorização, levando assim à degradação e enfraquecimento das rochas.
Os fragmentos de rochas são transportados pelos ventos ou pela água da chuva até os rios, que, por sua vez, os levam para o fundo de lagos e oceanos. Lá os fragmentos vão se depositando em camadas. É assim que se formam, por exemplo, terrenoscobertos de areia, como as praias.
Esses fragmentos ou sedimentos vão se acumulando ao longo do tempo. As camadas de cima exercem pressão sobre as camadas de baixo, compactando-as. Essa pressão acaba por agrupar e cimentar os fragmentos e endurece a massa formada. É assim que surgem as rochas sedimentares. Tudo isso, não se esqueça, leva milhares de anos.
Desse modo, a areia da praiatransforma-se, lentamente, em uma rocha sedimentar chamada arenito. Sedimentos de argila transformam-se em argilito.
As camadas vão cobrindo também restos de plantas e animais.
Por isso é muito comum encontrar restos ou marcas de animais e plantas em rochas sedimentares: o animal ou planta morre e é coberto por milhares de grãos de minerais.
A figura abaixo explica detalhadamente como se formam as rochassedimentares.

Classificação das Rochas Sedimentares
Em consequência da diversidade de materiais e de processos de formação, existem diferentes classificações para as rochas sedimentares.
Quanto à origem, as rochas sedimentares podem dividir-se em:
* Detríticas: são as rochas formadas a partir de detritos de outras rochas. Alguns exemplos são o arenito, o argelito, o varvito e o...
tracking img