Reumatologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gota
Doença característica da elevação do ácido úrico no sangue, ou seja, depósito de cristais de monourato de sódio nas articulações. Este depósito é o gerador dos surtos de artrite agudasecundária que tanto incomodam seus vetores. A maioria dos portadores de gota é composta por homens adultos.
Incidência

Constatado um total de uma mulher para cada oito homens (1:8), ou seja, dois por centoda população mundial sofre de gota. É uma das causas mais comuns de inflamação de articulações que atinge homens acima de 40 anos de idade e em mulheres essa patologia é mais rara.

DiagnósticoA gota só pode ser detectada na primeira crise se forem descobertos cristais de ácido úrico no líquido da articulação. Senão, não é possível diagnosticar antes de descartar outras causas. Feito examee o ácido úrico estiver normal durante uma crise, mas mesmo assim tiverem suspeita do aparecimento da doença, deveram efetuar uma nova dosagem dentro de quatorze dias.
Exame de urina e raio-X deverãoser feitos.
Fisiopatologia
Em razão da deposição de cristais nas articulações, pode ocorrer a fagocitose pelos leucócitos (principalmente pelos neutrófilos), e células de revestimento sinovial, coma liberação de derivados do ácido araquidônico, leucotrienos, fator glicoproteico, formação de pannus reumatóide, e, consequentes reações inflamatórias, podendo chegar à degeneração e destruição dacartilagem óssea.
Objetivos do tratamento:

Aliviar a dor decorrente dos ataques súbitos;
Prevenir futuros ataques;
Interromper o acúmulo de ácido úrico nos tecidos e espaço articular entre osossos;
Prevenir a formação de cálculo renal.

Tratamento
Não existe cura para a gota, pois na maioria dos relatos ocorrem por falhas do organismo em eliminar ou produzir o ácido úrico. O que deveser feito é pedir ao paciente que faça uma dieta evitando ingerir purina. E tratamento com medicamentos também é feito, em altas doses de antiinflamatórios não-esteróides, os quais são ingeridos pela...
tracking img