Risco fisico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Introdução 3
Risco 4
CIPA 4
OBJETIVOS: 4
Riscos Físicos 5
Temperaturas excessivas 8
Calor 8
Mecanismos de regulação calórica 8
Exposição Ocupacional 8
Esgotamento por calor 9
Intermação ou hipertermia 9
Limites de tolerância ao calor 10
Frio 10
Mecanismos de regulação 10
Exposição ocupacional 10
Lesões causadas pelo frio 11
Vibração 12
Pressões anormais 14
Trabalhossob condições de alta pressão 14
Exposição ocupacional 14
Efeitos tóxicos 14
Controle médico 14
Trabalhos sob Condições de Baixa Pressão 15
Radiações 16
Definição 16
Radiações Ionizantes 16
Efeitos biológicos 16
Exposição do corpo inteiro 16
Exposição de áreas específicas do corpo 17
Limites de tolerância 17
Radiações Não Ionizantes 18
Radiação Ultravioleta 18
Radiação Infravermelha18
Campos de radiofreqüência e microondas 19
Campos elétricos e magnéticos 19
Umidade 19
Conclusão: 21
Referências Bibliográficas: 22














Introdução
Segurança do trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, as doenças ocupacionais, bem como para proteger a integridade e a capacidade de trabalho doservidor.
As Normas Regulamentadoras, também chamadas de NR, foram publicadas pelo Ministério do Trabalho através da Portaria 3.214/79 para estabelecer os requisitos técnicos e legais sobre os aspectos mínimos de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO). Atualmente existem 33 Normas Regulamentadoras.
As NRs são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos deadministração direta e indireta, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT. Estabelece a importância, funções e competência da DRT.

.







Risco
“Resultado de uma exposição”. (Risco 2000.)
“Risco é a probabilidade que tem um indivíduo de gerar ou desenvolver efeitos adversos em situações próprias do meio”. (Risco 2005).
A NR 9 é uma norma regulamentadoraque estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais visando a prevenção da saúde e da integridade dos trabalhadores através da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle da ocorrência de riscos ambientais no ambiente de trabalho.
CIPA
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é uminstrumento que os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente do trabalho e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança. A CIPA é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) nos artigos 162 a 165 e pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5), contida na portaria 3.214 de 08.06.78 baixada pelo Ministério do Trabalho.

Aconstituição de órgãos dessa natureza dentro das empresas foi determinada pela ocorrência significativa e crescente de acidentes e doenças típicas do trabalho em todos os países que se industrializaram.
A CIPA é composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto, ressalvadas as alterações disciplinadas em atos normativos para setores econômicos específicos.No Brasil, esta participação, prevista na CLT, se restringe a CIPA, onde os trabalhadores formalmente ocupam metade de sua composição após eleições diretas e anuais.
OBJETIVOS:
O objetivo básico da CIPA é fazer com que empregadores e empregados trabalhem conjuntamente na tarefa de prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente otrabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
A CIPA também tem por atribuição identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de risco, com a participação do maior número de trabalhadores e com a assessoria do SESMT

Riscos Físicos
Os riscos físicos são efeitos gerados por máquinas, equipamentos e condições físicas características do local de...
tracking img