Risco de arco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Proteção contra queimaduras por arcos elétricos
Estimativa de energia e escolha da roupa de proteção


Introdução
Um dos assuntos da engenharia de eletricidade que tem sido objeto de estudos recentes, entre vários especialistas da Europa, Canadá e Estados Unidos relacionados aos aspectos da segurança, é o das queimaduras provocadas pelo calor liberado por um arco elétrico ocasionado porcurto-circuitos.
A engenharia elétrica, como o setor que tem a maior afinidade no estudo e cálculo de curto circuito e proteção de sistema elétrico industrial, tem realizado vários estudos e testes em laboratórios para determinar a energia liberada por um arco elétrico. Vários artigos a respeito deste assunto tem sido publicado pelo IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers, Inc.) {1},{2}, {3}


As entidades de segurança do trabalho, como o OSHA {4} e NFPA {5} dos Estados Unidos, prescrevem que conhecer os riscos de arcos elétrico, determinar a energia liberada pelo arco elétrico e escolher o tipo de proteção contra queimaduras são requisitos específicos de segurança elétrica e estão sujeitos à fiscalização quanto ao seu cumprimento no seu respectivo pais de origem.
AASTM {6} tem estabelecido critérios e métodos para testar tecidos e determinar os parâmetros de proteção contra queimaduras no caso de uma exposição ao arco elétrico. Já existem no mercado vários fabricantes de tecidos resistente ao calor do arco elétrico com informações para determinar o nível de proteção.
No campo da medicina, a Universidade de Chicago mantém um departamento de pesquisa etratamento específico para queimaduras provocadas pelos arcos elétricos.
Este artigo tem como objetivo descrever, de uma forma resumida, o avanço destes estudos e os respectivos resultados na expectativa de ser útil para estimar o risco do arco e proteger os trabalhadores.
Deve ser lembrado que qualquer proteção ou EPI (Equipamento de Proteção Individual) é a ultima proteção que o trabalhador possui naeventualidade de falharem todas as demais medidas preventivas de segurança. Portanto, todo o esforço deve ser dedicado para que o trabalhador não se exponha a estes riscos.
As práticas atuais de proteção.
As normas técnicas internacionais e brasileiras para equipamentos elétricos, prescrevem que os equipamentos devem ser dimensionados e construídos para suportar os esforços mecânicos e térmicosem casos de curto circuitos.
No caso de painel elétrico de média tensão denominados Conjunto de Manobra e Controle, mais conhecido na prática como painel de média tensão, CCM de média, Painéis ou quadros de Distribuição, tanto a norma ABNT - NBR 6979 {7}, quanto o IEC 298 {8}, prescrevem o tipo de ensaio de arco elétrico criado pelas falhas internas, e que o resultado dos ensaios serãoconsiderados satisfatórios quando, nas condições normais de operação do equipamento:
1- As portas, tampas etc. não se abrirem;
2- Partes ou componentes internos não forem arremessadas;
3- O arco não provocar perfurações no invólucro;
4- Os indicadores verticais colocados externamente não se inflamarem;
5- Os indicadores horizontais colocados externamente não se inflamarem, e
6- Todas as conexões àTerra permanecerem eficazes.
No caso de baixa tensão, a norma brasileira NBR- 6808 {9} ainda não foi revisada com inclusão deste item, porém a IEC 1641 {10} já prescreve o mesmo tipo de proteção contra arcos, o que esperamos que em breve seja adotado também no Brasil.
A Engenharia de projetos tem utilizado ferramentas computacionais para melhor calcular as correntes de falhas e adequadamentedimensionar equipamentos, a instalação e coordenar os dispositivos de proteção, isolando-se assim o equipamento ou área com falha e permitindo a continuidade de operação das áreas não envolvido na falha.
Os dispositivos de proteção, como fusíveis e disjuntores, também têm as suas características de proteção normalizadas definindo o tempo de abertura ou interrupção e limitação de correntes de curto...
tracking img