Rio +20

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) terminará nesta sexta-feira sem ter conseguido garantir os mecanismos que permitirão passar da ação à prática. Essesmecanismos não constam do documento final da Rio+20 e, pelo que se ouviu em mais de 50 discursos de chefes de estado e de governo nesta quinta-feira, o mundo está em maus lençóis se depender de iniciativasdos países.

Os oradores propuseram nacionalização dos recursos naturais, advertiram sobre as consequências da mudança climática e pediram atenção para a pobreza que aflige milhões de pessoas emtodos os continentes.'Deixemos as justificativas e egoísmos de lado e busquemos soluções. Desta vez, todos, absolutamente todos, pagaremos a consequências da mudança climática', advertiu o presidentecubano, Raúl Castro, em discurso no qual culpou os países industrializados e o modelo neoliberal pelos males da sociedade moderna.

Castro ameaçou destruir os arsenais nucleares e promover odesarmamento das nações, porque, em sua opinião, às guerras pelo petróleo suscitadas no Oriente Médio 'se acrescentarão outras' no futuro pelo controle da água e 'outros recursos em vias de esgotamento'.

Osefeitos devastadores da mudança climática também foram destacados pelo primeiro-ministro russo, Dimitri Medvedev, que defendeu que cada país estabeleça 'voluntariamente' seu próprio plano contra amudança climática e divulgue suas metas. 'Acreditamos que a economia, a sociedade e a natureza estão vinculadas. Necessitamos um novo modelo de desenvolvimento que possibilite o bem-estar das sociedadessem grandes pressões sobre a natureza', manifestou.

Enquanto os líderes discursavam, centenas de índios de várias partes do mundo entregavam no Riocentro, sede das reuniões, um documento que reúnesuas exigências sobre conservação da natureza, produto de uma semana de debates na aldeia construída a cerca de cinco quilômetros do local.

De natureza falou também o presidente do Equador, Rafael...
tracking img