Internet nos dias atuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução



O que é a ADSL?
A ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line), ou Linha Digital Assimétrica para Assinante, é uma tecnologia que permite a transferência digital de dados a alta velocidade através de um modem que utiliza o “par de cobre” das linhas telefónicas comuns.
A sua denominação de “Assimétrica” vem do fato de o ritmo de transferência de dados ser diferente para arecepção ( downstream ) e emissão ( upstream ).
Como surgiu e porquê?
A ADSL surgiu da família DSL. Esta permite ligações de dados de alto débito, sendo usada maioritariamente por empresas de grandes dimensões.
A ADSL foi ocupar as necessidades do cliente “doméstico” e das pequenas empresas. Este tipo de utilizadores utiliza mais a Internet para download de informação do que para upload . Oscustos de uma ligação ADSL são, também, significativamente mais baixos do que as ligações de maior débito normalmente utilizadas por grandes empresas.
A tecnologia ADSL nasceu em 1989 nos laboratórios da Telcordia Technologies, Inc., Morristown, N.J. posteriormente conhecida como Bellcore.
Como funciona?
A tecnologia ADSL utiliza o “par de cobre” da linha telefônica comum já disponível aoassinante. A linha telefónica é dividida em três canais virtuais de comunicação: voz, envio de dados e recepção de dados. Deste modo, foi possível, sem grande investimento adicional e, utilizando as infra-estruturas físicas já existentes, disponibilizar ao assinante um acesso de dados de débito muito mais elevado que o comum dial-up e com a mais valia de a linha de voz estar sempre desimpedida parachamadas.






2. Infra- Estrutura



Infra-estruturas e especificações técnicas
Especificações gerais
A tecnologia ADSL implementa uma técnica de modulação que permite a ligação de dados de alto débito sobre uma linha telefônica convencional. A grande diferença para os acessos dial-up é que os modems de ADSL utilizam uma banda mais alargada.
Os modems dial-up apenas utilizavam abanda destinada à voz, enquanto que os modems ADSL funcionam em frequências mais elevadas do espectro da linha, deixando o canal de voz desimpedido.
A tecnologia ADSL faz um aproveitamento da banda disponível no “par de cobre” da linha telefónica comum já existente. A divisão dos sinais por bandas na frequência permite uma utilização da banda disponível sem interferências mútuas. A figura 1ilustra a divisão teórica da banda na linha telefónica do assinante.
São criados três “canais virtuais” por onde são distribuídos os sinais:
- um canal até aos 4KHz, é destinado ao serviço de voz;
- um canal de envio de dados ( upload );
- um canal para a recepção de dados ( download ).

- Figura 1 – Espectro de frequência da linha com serviço ADSL
Nota: a largura de banda e limite máximode frequência (representados na figura 1) utilizada depende da modulação de sinal em uso, excepto para o canal de voz.
Equipamento
Para a implementação do serviço ADSL é necessária a presença de equipamento na central telefônica local e no terminal do cliente.


Splitter
O splitter não é mais do que um divisor de potência que permite a utilização do serviço de voz em simultâneo com oserviço ADSL sem interferências.
Ao passar pelo splitter , o sinal da linha, é filtrado:
- passa-baixo, sendo usado pelo telefone para o serviço de voz;
- passa-alto, sendo tratado pelo modem ADSL, para o serviço de dados.
A figura 2 representa o esquema de filtragem efetuada internamente pelo splitter .
Mais recentemente, os fornecedores de acesso à Internet têm disponibilizado pequenosdispositivos denominados “microfiltro”. Estes aparelhos efetuam a função de passa-baixo (semelhante à existente no splitter). Na ausência de splitter na instalação do cliente, cada telefone constante no terminal de rede deverá ser ligado a um microfiltro, de modo a que seja cumprida a função de filtragem da banda do serviço de voz. A figura 3 mostra um “microfiltro”.

- Figura 2 – Função do...
tracking img