Rinussinusite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RINOSSINUSITE
A rinossinusite (RS) é caracterizada pela inflamação da mucosa do nariz e seios paranasais, constituindo-se em uma das afecções mais prevalentes das vias aéreas superiores.


A RS é conseqüência de processos infecciosos virais, bacterianos, fúngicos e pode estar associada à alergia, polipose nasossinusal e disfunção vasomotora da mucosa. A rinossinusite aguda (RSA) é infecciosapor natureza, enquanto a RSC é considerada multifatorial. A obstrução dos óstios de drenagem dos seios paranasais parece ter menos importância em sua fisiopatologia que nos quadros agudos.

DEFINIÇÃO

A RS é definida como um processo inflamatório da mucosa do nariz e dos seios paranasais caracterizada por:
• dois ou mais dos seguintes sintomas: obstrução nasal, rinorréia anterior ouposterior, dor ou pressão facial, redução ou perda do olfato;
• um ou mais achados endoscópicos: pólipos, secreção mucopurulenta drenando do meato médio, edema obstrutivo da mucosa no meato médio;
• e/ou alterações de mucosa do complexo óstio-meatal (COM) ou seios paranasais visualizadas na tomografia computadorizada (TC).
CLASSIFICAÇÃO

A classificação mais comum das RSs se baseia no tempo deevolução dos sintomas e na freqüência de seu aparecimento:
• rinossinusite aguda (RSA): aquela cujos sintomas teriam duração de até 4 semanas;
• rinossinusite subaguda (RSSA): duração maior que 4 e menor que 12 semanas;
• rinossinusite crônica (RSC): duração maior que 12 semanas;
*rinossinusite recorrente (RSR), quatro ou mais episódios de RSA no intervalo de um ano, com resolução completa dossintomas entre eles;
*rinossinusite crônica com períodos de agudização (RSCA), duração de mais de 12 semanas com sintomas leves e períodos de intensificação.
FATORES PREDISPONENTES E ASSOCIADOS

A etiopatogenia e a fisiopatologia da RS estão relacionadas a múltiplos fatores, que podem ser locais ou sistêmicos. Qualquer fator que cause obstrução dos óstios sinusais (dificultando a drenagem e aoxigenação), disfunção do transporte mucociliar (TMC) e deficiência imunológica do paciente, resultando em crescimento de patógenos, poderá ser predisponente para instalação de uma RS.
RINOSSINUSITE AGUDA

*Infecções virais das vias aéreas superiores (IVAS) resfriado, gripe levam ao comprometimento inflamatório dos seios paranasais. A RSA bacteriana ou purulenta desenvolve-se como complicação em0,5% a 10% destas IVAS.

*Rinite alérgica A rinite alérgica é apontada como um fator predisponente na RS por causar edema da mucosa nasal, o que provocaria hipoventilação sinusal e retenção de secreções, favorecendo a colonização da mucosa nasossinusal por vírus e bactérias.

*Alterações estruturais -Anormalidades anatômicas do septo nasal (desvio septal) e/ou das estruturas do meato médio sãoreferidos como podendo provocar estreitamentos nas vias de drenagem dos seios.

*Corpo estranho -A presença de corpos estranhos na cavidade nasal pode propiciar o acúmulo de secreções e a conseqüente superinfecção bacteriana. Apesar de mais comuns em crianças, podem ocorrer em adultos, inclusive após procedimentos cirúrgicos nasais ou odontológicos.

RINOSSINUSITE CRÔNICA

Fatoresassociados à rinossinusite crônica sem polipose

Alteração do transporte mucociliar (TMC) Discinesias ciliares secundárias são observadas em pacientes com RSC, sendo provavelmente reversíveis. Discinesias ciliares primárias, como a Síndrome de Kartagener ou pacientes com fibrose cística (FC), que apresentam a viscosidade do
muco aumentada, causam quadros crônicos de RSs

Estado imunológico -Apresença de imunodeficiência congênita ou adquirida pode favorecer o aparecimento de RSC.

Alergia

Asma

Gestação

DRGE - devido ao seu potencial em causar diminuição da atividade ciliar.

Fatores iatrogênicos
Iatrogenias no decorrer de cirurgias endoscópicas nasossinusais podem predispor a quadros de RSC
Fatores associados à rinossinusite crônica com polipose nasal

Alergia, asma e...
tracking img