Apostila de sociofilosofia 1 ano

1993 palavras 8 páginas
Apostila
Filosofia e sociologia

René Descartes

Foi um dos precursores do movimento, considerado o pai do racionalismo, e defendeu a tese de que a dúvida era o primeiro passo para se chegar ao conhecimento.
Descartes viu que os "costumes", a história de um povo, sua tradição "cultural" influenciam a forma como as pessoas pensam naquilo em que acreditam.
Descartes instituiu a dúvida: só se pode dizer que existe aquilo que puder ser provado, sendo o ato de duvidar indubitável. Baseado nisso, Descartes busca provar a existência do próprio eu (que duvida, portanto, é sujeito de algo - ego cogito ergo sum- eu que penso, logo existo) e de Deus. O racionalismo é baseado nos princípios da busca da certeza e da demonstração, sustentados por um conhecimento a priori, ou seja, conhecimentos que não vêm da experiência e são elaborados somente pela razão.
"Age de maneira tal que a máxima de tua ação sempre possa valer como princípio de uma lei universal." Assim o filósofo Immanuel Kant formulou o "imperativo categórico". Ao buscar fundamentar na razão os princípios gerais da ação humana, Kant elaborou as bases de toda a ética moderna.
Também consiste o método de quatro regras básicas: * verificar se existem evidências reais e indubitáveis acerca do fenômeno ou coisa estudada; * analisar, ou seja, dividir ao máximo as coisas, em suas unidades mais simples e estudar essas coisas mais simples; * sintetizar, ou seja, agrupar novamente as unidades estudadas em um todo * enumerar todas as conclusões e princípios utilizados, a fim de manter a ordem do pensamento.
Influencia, também, a conduta moral que atribui à razão e aos princípios inatos de bondade, entre outros, a capacidade humana de se bem conduzir.

Kant
Resumo
No pensamento kantiano os fundamentos Liberdade, Moralidade e Direito se interligam, onde o homem a partir de uma prudência política acaba por coexistir com amoral. Este princípio da política moral afirma que o povo deve congregar-se

Relacionados

  • Resenha etica
    2917 palavras | 12 páginas
  • A aplicação da lógica no cotidiano em algumas áreas de atuação
    4035 palavras | 17 páginas
  • Radioatividade
    6685 palavras | 27 páginas