Rhodia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]








Estudo de Caso Rhodia
Livro Portas Abertas



Camila Silva Martins




Dezembro - 2011
Sobral – CE


Questionário

1. Como era a imagem da Rhodia antes do Plano de Comunicação Social?


A Rhodia era uma líder de mercado em vários segmentos em que atuava, e como muitas empresas do país não tinham habito de se comunicar de opinar sobre osdiversos assuntos. Para ela o trabalho todo era feito dentro dos limites da empresa, não interessava muito ter boas relações com o mundo exterior apenas com alguns clientes e fornecedores, superficialmente. Ate sua abertura o único e muito importante episodio que marcou uma ligação entre a empresa e seus consumidores foi o lança perfume que produziu para alegrar o carnaval dos foliões, e logo sedescobriu que ela causava prazerosas quando cheirado. O sucesso foi absoluto, mas foi proibido pelo presidente Jânio Quadros na década de 60.


2. Quais as reais razões que levaram a Rhodia a implantar o projeto de “Portas Abertas”?


A partir dos anos 60 as indústrias química e têxtil no Brasil se industrializaram muito rapidamente cresceram e se fortaleceram tanto em faturamentocomo em numero de funcionários. Algumas empresas menores que a Rhodia eram mais conhecidas. O tamanho da Rhodia também era expressivo e ela crescia muito. Neste período o país passava por uma transição politica (ditadura/republica) o que favoreceu essa mudança de comportamento. A Rhodia desejava ser conhecida, respeitada, ser influente nas decisões e ser formadora de opinião.


3. Quais osprincipais objetivos de Comunicação Empresarial a Rhodia adotou?


A Rhodia queria ser transparente, pois para ela a omissão de informações era a melhor forma de criar boatos errados, uma vez que as pessoas se baseiam em dados incorretos para tirar suas conclusões.
Então uma empresa fechada ou tem imagem negativa ou não tem imagem nenhuma. O seu principal objetivo era setornar uma empresa conhecida de seus diversos públicos e ser uma empresa modelo.


4. Em quais diretrizes e valores a Rhodia se emprenhou em trabalhar sua imagem? Que perfil publico a Rhodia adotou?


A Rhodia dizia ser “uma empresa que privilegia o comportamento ético”. Consciente de seu papel na sociedade; voltada para qualidade; que respeita e valoriza o consumidor; compreocupação social; que exporta e substitui importações. Ser moderna e atualizada: tecnológica e mercadologicamente atualizada; investe em pesquisa e desenvolvimento; gestão moderna; economicamente forte, estável e diversificada; valoriza seus recursos humanos. musa queria se esforçar para expressar somente a realidade, mostrar sua opinião publica suas qualidades, mas com cautela, pois comunicar aosquatro ventos as facetas positivas, sem qualquer critério, pode levar a empresa a passar uma imagem contraria. É fundamental ter bom senso, pois não se trata de fabricar uma característica, mas agir em função de uma que seja particularmente forte, que atenda os objetivos da empresa e facilite a comunicação.


A imagem que Musa deveria passar foi bastante pensa e planejada. O que elequeria passar era ser um generalista informado sobe todos os assuntos, um empresário persistente, ágil, versátil e dinâmico e preocupado com a situação social do país. Essa imagem era trabalhada tanto internamente quanto externamente.


5. Que tipo de pessoa/profissional era Edson Vaz Musa e quem se tornou? Por quê?


Musa era um jovem engenheiro que começou na Rhodia juntamentecom outros colegas para serem preparados para assumir algum cargo importante. Musa foi o primeiro jovem brasileiro a assumir a superintendência de uma multinacional. Ele era uma pessoa simples que trabalhava 12 horas por dia, odiava fofocas, não gostava de saber dos problemas pessoais.
Musa passou a ser um dos empresários mais bem informados do país, suas opiniões são esperadas e...
tracking img