Rh pim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 
A citação de vários autores poderá obedecer a ordem alfabética ou cronológica,quando citados em bloco no texto. A opção por qualquer dos critérios deverá serseguida uniformemente, em toda a matéria.
 
ORDEM ALFABÉTICAATANASIU (1967), KING (1965), LIRONS (1955), THOMAS(1973)
 
Ou
 
(ATANASIU, 1967, KING, 1965, LIRONS, 1955, THOMAS,1973)
 
ORDEM CRONOLÓGICALIRONS (1955), KING (1965),ATANASIU (1967), THOMAS(1973)
 
Ou
 
(LIRONS, 1955, KING, 1965, ATANASIU, 1967, THOMAS,1973)
 
Sistema de Chamada para Apresentação de Citações no Texto
O método escolhido para a identificação das citações deve ser observado ao longo de todo o trabalho. Os sistemas podem ser:
 
Sistema alfabético (autor-data)
As citações devem ser indicadas pelo SOBRENOME do autor, seguido da datadepublicação do trabalho. A lista final de referências bibliográficas deve ter arranjoalfabético.
 
LUCCI et al (1976) constata que a ingestão de alimentos...

 
As citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicados em ummesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas do alfabeto apósa data, e sem espacejamento.
 
a) CARRARO (1973a)
ou
(CARRARO, 1973a)
 
CARRARO(1973b)
ou
(CARRARO, 1973b)b) VOLKMAN & GOWANS (1965a)
ou
(VOLKMAN & GOWANS,1965a)VOLKMAN & GOWANS (1965b)
ou
(VOLKMAN & GOWANS,1965b)
 
Quando houver coincidências de autores com o mesmo sobrenome e data,acrescentar as iniciais de seus prenomes.
 
a) BARBOSA, N. (1958)
ou
(BARBOSA, N., 1958)
 
b) BARBOSA, R. (1958)
ou
(BARBOSA, R., 1958)
 
Sistema numérico
Ascitações dos documentos devem ser indicadas por chamadas numéricascolocadas meia entrelinha acima do texto. O nome do autor pode, em alguns casos,não ser mencionado. É citada apenas a idéia ou pensamento, seguido da indicaçãonumérica da citação.
 
De acordo com CERVO & BERVIAN "documento é toda basede conhecimento fixado materialmente".
7
 A lista final de referências bibliográficas deve terarranjo numérico, seguindo aordem em que as citações aparecem no texto.
Sistema alfanumérico
Neste sistema, as referências bibliográficas são alfabetadas e numeradaspreviamente. As chamadas no texto recebem o número respectivo dessa ordempré-estabelecida.
 

 
GOMES
3
, concordando com AZEVEDO
1
e BARBOSA
2
...
Notas de Rodapé
As notas de rodapé destinam-se a prestar esclarecimentosou tecer consideraçõesque não devam ser incluídas no texto para não interromper a sequência lógica daleitura. Essas notas devem ser reduzidas ao mínimo e situar-se em local tãopróximo quanto possível do texto, não sendo aconselhável reuní-las todas no fim decapítulos ou da publicação.Para se fazer a chamada das notas de rodapé, usam-se algarismos arábicos, naentrelinha superior sem parênteses, comnumeração consecutiva para cada capítuloou parte, evitando-se recomeçar a numeração a cada página. Quando as notasforem em número reduzido, pode-se adotar uma sequência numérica única paratodo o texto.Há dois tipos de notas de rodapé:
 
a.
Bibliográficas
 
São em geral utilizadas para indicar fontes bibliográficas permitindo comprovação ou ampliação de conhecimento do leitor; para indicartextos relacionados com as afirmações contidas no trabalho, remeter o leitor a outras partes do mesmo trabalho ou outros trabalhos para comparação de resultados e para incluir a tradução de citações feitas eml íngua estrangeira ou indicar a língua original de citações traduzidas.
 
b.
Explicativas
 
Quando se referem a comentários e/ou observações pessoais do autor. Porexemplo, concessão debolsas e auxílios financeiros para realização de pesquisa,nomes de instituições, endereços, títulos do autor e outros. São também usadaspara indicar dados relativos a comunicação pessoal, a trabalhos não publicados e aoriginais não consultados, mas citadas pelo autor.
 
Apresentação
 
As notas de rodapé se localizam na margem inferior da mesma página onde ocorrea chamada numérica recebida no...
tracking img