Introdução
“Ou Nick” é como os ingleses chamam o diabo. A origem dessa expressão popular está no nome e na fama de Nicolau Maquiavel. Apesar de ter vivido e desenvolvido seus pensamentos sobre política onde hoje é a Itália, a associação do nome de Maquiavel com o “mal” espalhou-se rapidamente primeiro pela Europa, e com o tempo para todo o mundo. Mas, essa associação é não só um erro como uma injustiça. Afinal, Maquiavel não criou o “mal”. Ele apenas desnudou com absoluta precisão a naturezahumana aplicada à arte da política.
 
Em sua mais importante obra, “O Príncipe”, Maquiavel mostrou a contradição entre governar um Estado e levar, ao mesmo tempo, uma vida moral. Ao tratar sem hipocrisia como um governante deveria agir, ele acabou com uma má fama. Mas o que ele fez foi desenvolver uma teoria política realista que, na verdade, nos mostrou uma desagradável característica do ser humano. A filosofia da arte de governar que ele desenvolveu tinha a intenção de ser científica, porisso não havia espaço para questões morais.
 
Maquiavel foi um homem que esteve na maior parte de sua vida profundamente envolvido com as questões políticas da Itália renascentista. É dessa experiência e da análise de inúmeros fatos históricos que ele tira os elementos para desenvolver uma obra-prima que mostra a um príncipe ou a um governante como dirigir o Estado e permanecer no poder. Nas próximas páginas, descubra mais sobre a vida e a obra de Maquiavel.

Resenha do livro ( O Príncipe deNicolau Maquiavel )

Para Maquiavel a base de todo o poder são boas leis e bons soldados, sendo a força o fator principal que assegura a manutenção do Estado, o que garante ao príncipe estabilidade. Essas bases são também os dois modos existentes de combater, mas como a primeira nem sempre é suficiente torna-se necessária a utilização da segunda. O príncipe deve então exercer a força e praticar o mal sempre que necessário, pois os fins justificam os meios, e não é vantajoso que se tenha [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 08). Rezenha critica o principe de maquiavel. TrabalhosFeitos.com. Retirado 08, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Rezenha-Critica-o-Principe-De-Maquiavel/332542.html

MLA

"Rezenha critica o principe de maquiavel" TrabalhosFeitos.com. 08 2012. 2012. 08 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Rezenha-Critica-o-Principe-De-Maquiavel/332542.html>.

MLA 7

"Rezenha critica o principe de maquiavel." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 08 2012. Web. 08 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Rezenha-Critica-o-Principe-De-Maquiavel/332542.html>.

CHICAGO

"Rezenha critica o principe de maquiavel." TrabalhosFeitos.com. 08, 2012. Acessado 08, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Rezenha-Critica-o-Principe-De-Maquiavel/332542.html.