Projeto de pesquisa da qualidade na escola.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto de Pesquisa da Qualidade na Escola.


INTRODUÇÃO.

No mundo cada vez mais competitivo, muito se fala sobre avaliação. Sabemos que ela serve à muitos propósitos, especialmente quando se fala em empresas, políticas públicas e avaliação escolar,que sempre avalia os conhecimentos e capacidades dos alunos e sabemos também que os políticos radicais da política neoliberal querem transformaro ensino público em mercadoria, como nos diz Afonso

Aliás, de acordo com a opção neoliberal mais ortodoxa, os bens educativos públicos deveriam passar a integrar o conjunto dos bens mercadorizáveis, ou seja, os bens sujeitos à liberdade da oferta e da procura — pretendendo, assim, quebrar a vinculação histórica e democraticamente estabelecida entre a educação como direito e bem colectivo e aobrigação do Estado democrático prover e assegurar a universalidade dessa mesma educação (pelo menos a educação básica).(AFONSO, 2007 p.15)


Os educadores tem que estarem atentos para esses fatos e sempre que preciso fazer uma reflexão sobre o papel da escola na sociedade e se necessário, mudar o que estiver em desacordo com os princípios educacionais.



I. JUSTIFICATIVA

.Nessetrabalho trataremos de outro tipo de avaliação, sem propósitos comerciais, ou mesmo eleitorais; trata de criar mecanismo para avaliarmos a qualidade de nossas escolas e diagnosticar os possíveis problemas que possam existir na escola analisada; não é um diagnóstico geral, global, ou generalizado, a proposta é criar um questionário com perguntas específicas para essa escola. Sabemos que as escolas seguemo mesmo programa dos PCNs, que é o referencial para todas as escolas do Brasil, mas, sabemos também que cada uma tem as suas especificidades e problemas a resolver.
Uma boa avaliação escolar tem que ter a participação de todos que estão envolvidos com o processo educativo; assim sendo, é proposto nesse trabalho a participação das pessoas que trabalham na escola, dos alunos e dos pais de alunos,pois se assim não for feito, corremos o risco de termos uma avaliação fragmentada, analisando somente a ação docente, ou o desempenho do aluno, ou as condições de trabalho, etc. A escola atualmente tem que ser avaliada como uma instituição por inteiro e não fragmentada, conforme nos diz Sá (2009, p.89)

Como afirma Dias Sobrinho (1995, p. 39): “A qualidade não está nos fragmentos, naseparação, mas sim na integração, nas relações de conjunto.”

Importante também nos dias atuais analisar as condições socioculturais e econômicas do nosso educando e direcionar o foco da avaliação para a busca da melhoria dos serviços prestados pela escola e não na busca de culpados para punir, como podemos ver no texto de Sá (2009, p.89).

Ao subordinar a agenda avaliativa às preocupações com a“melhoria dos processos e da relações psicossociais”, este autor desvincula ainda a avaliação institucional da distribuição de “punições e recompensas”, desdramatizando, também por essa via, um processo que, para ser assumido com verdade, não pode ser vivido como uma espada de Dámocles permanentemente apontada à cabeça dos avaliados/avaliadores. Quando assim é, o que não é raro, o processo de




II.OBJETIVO GERAL

O objetivo geral desse trabalho é criar um questionário específico para essa escola, voltado para atender as necessidades desse público por ela atendido.



III. OBJETIVOS ESPECIFICOS.

Este trabalho é uma amostra de projeto para levantar os indicadores da qualidade na escola, foi elaborado a partir da opinião da própria comunidade escolar dessa escola e será apresentadoà mesma para ajudá-la ano levantamento dos pontos positivos e negativos, como alicerce para possíveis melhorias na qualidade da educação ofertada à comunidade escolar dessa instituição.
Os objetivos específicos desse trabalho são:
· Pesquisar os principais indicadores de qualidade na escola que atendam a essa população que utiliza os serviços dessa escola.
· Elaborar um questionário...
tracking img