Sociedade feudal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociedade medieval era essencialmente agrícola.

Senhorio: Extensão de terra dividida entre reserva senhorial, parcela dos camponeses e terra de uso comum, como pastagens e bosques.

O castelo dos senhores feudais era símbolo de poder político e econômico. Localizavam-se nos altos das colinas por motivos de segurança.

Corvéia: Terras aonde os camponeses trabalhavam de propriedade dosenhor.

Tratava-se de uma sociedade essencialmente rural, porém, entre os séculos XI-XIII (idade média central) e até meados do século XIV, houve um lento e contínuo aumento da população urbana.

Oratores: Membros da igreja. Os oratores detinham as maiores parcelas de terras e eram a instituição mais poderosa da época. Seus membros eram geralmente da nobreza.

Bellatores: Dedicavam-se asguerras. Defendiam os senhores feudais e as igrejas. Trabalhavam entre 40 a 60 dias por ano.

A guerra teve um papel significativo na sociedade medieval.

Séc. XI: Para tentar diminuir a violência à igreja instituiu a pax – locais que não poderiam ser atacados sob pena de excomunhão – e as pessoas que deveriam ser respeitadas Pauperes. Trégua de Deus – proibição de guerra entre a tarde dequinta - feira e a de domingo.

Para que a Trégua de Deus fosse cumprida a igreja fortaleceu o ideal de cavaleiro. Os cavaleiros eram homens considerados “moços” até serem pais, recém inseridos nos combates.

Séc. XII: Generalizou-se o costume de transferir castelos, posses e bens para o primogênito. Os dois ou três filhos mais novos poderiam ingressar no serviço eclesiástico e aos demaisrestava à guerra.

Laboratores: Garantiam a subsistência dos outros grupos. Eram camponeses proprietários de terras (propriedade alodial), porem a sua grande maioria eram servos que dependiam das terras feudais (propriedade senhorial).

Corvéia: Servos que trabalhavam três dias por semana nas terras feudais sem receber nenhum pagamento.

Relação Senhor – Camponês: Implicava na entrega de umaparcela de terras em troca da prestação de serviços e pagamento de taxas, o que era feito quando o camponês ia entregar parte de sua produção;

Servidão: Um modo especifico de relacionamento que ligava parte dos camponeses á terra e ao senhor.

Relação Nobre-Nobre: Um nobre concedia terras a outro nobre em troca da prestação de serviços militares. Muitas vezes as terras eram substituídas poroutros acordos.

Quando um senhor adquiria um castelo ganhava com ele os direitos conhecidos como ban. Banalidades tais como: taxas pelo uso do moinho, taxa pelo uso do bosque...

Séc. XI a XIII: Século de mudanças na Europa. Incremento do comércio gerado a partir de rendas auferidas pelos senhores nos seus domínios.

O movimento do comércio a partir do século XI favoreceu o crescimentode pequenas cidades. Entre os séculos XII e CVI apareceram cerca de 140 novas cidades no Ocidente europeu.

Muitas cidades medievais eram cercadas por muralhas para defesa principalmente contra invasores.

Nas cidades o artesanato ganhou impulso principalmente pela necessidade de se trocar produtos por alimentos e matérias-primas oriundas das regiões rurais.

A fabricação de armadurasexigia a participação de vários artesões.

A atividade rural mais importante ocorria no setor têxtil, como em Flandres, na Inglaterra e em algumas cidades da península itálica.

No final do século XII e primeiras décadas do XIII, os artesões flamengos atingiram o auge da produção.

A partir do reinado de Eduardo III (1327-1377), a produção de tecidos foi muito estimulada, concorrendo com oartesanato flamengo.

A revolta dos Ciompi: os ciompi constituíam uma camada de trabalhadores não especializados, recém-importados a cidade. Não participavam de associações e não eram protegidos por nenhuma instituição. Dentre todos eram os mais pobres.
Em 1378 juntamente com alguns mestres, oficiais e aprendizes que se julgavam excluídos do governo da cidade e da participação nas associações...
tracking img