Retrofit de motores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1227 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Retrofit de Motores na Indústria automobilística

Engº Altair Caetano
Engª. Megumi Miyata

Resumo — Este artigo esboça o business case para o retrofit de motores de uma indústria automobilística. O artigo analisa as principais características, vantagens e desvantagens, viabilidade econômica e ambiental para levantar argumentos técnicos na substituição de motores.

Palavras-chaves:Motores; Automobilística; Retrofit

INTRODUÇÃO

Um termo bastante conhecido na engenharia, o retrofit, está sendo cada vez mais utilizado nos diversos mercados brasileiros. O retrofit é usado para designar o processo de atualização ou modernização em relação à tecnologia de algum equipamento, componente ou sistema, que já está em utilização, por um novo equipamento, geralmente mais eficiente emenos prejudicial ao meio ambiente.
Qualquer equipamento, com o passar do tempo, sofre desgaste e pode se tornar um problema para as empresas, tanto na quantidade de manutenção quanto no processo de aquisição de peças de reposição, que em uma boa parte dos casos os fabricantes preferem colocar um produto novo no mercado do que continuar a fornecer peças por um tempo indeterminado. Outro pontoimportante é a renovação de recursos dos novos equipamentos, sendo de uma tecnologia mais atual, fornecem maiores funções do que seus antecessores.
Este artigo estuda um caso de viabilidade no retrofit de motores na indústria automobilística com análise de custos de manutenção, custos de perda de produção, eficiência técnica, vantagens e desvantagens.

I - Problemas

Embora ainda tímido, o mercadode retrofit no Brasil começa a apresentar crescimento. O parque industrial de muitas fábricas se torna cada vez mais velhos, apresentam-se degradados e necessitam de algum tipo de intervenção, especialmente nas grandes e medias empresas. Outro item relevante é o baixo investimento em tecnologia nas décadas anteriores, o que pode estar mudando com investimentos nesta década devido à fatores deganhos de produtividade aliados à necessidade de maior automação.
Assim, considera-se, portanto como problema deste artigo, identificar e dispor de uma análise da viabilidade econômica e ecológica, fornecendo informações corretas e adequadas aos investidores no processo de restauração de equipamentos, através do retrofit, tornando este, um método mais racional e consciente.

II – Objetivos daPesquisa

O objetivo a ser tratado por este artigo é levantar dados sobre o equipamento como desempenho e características, analisar e propor um conjunto de argumentos técnicos que permita dotar os profissionais e investidores, com conhecimentos necessários, para a tomada de decisão.

III – Metodologias da Pesquisa

Como forma de tecer os argumentos necessários para sustentar os objetivospropostos deste artigo, serão levantados dos dados de produção, manutenção, custos atribuídos. Também será estudado o mecanismo onde estão instalados estes motores, catálogos de máquinas para dimensionamento correto do motor e instalação a ser substituída.

IV – Argumentos Técnicos

As prensas onde serão feitos os estudos de retrofit são em sua maioria tipo “H”, ou seja, o mecanismo de acionamentoda prensa é de natureza mecânica. Segue abaixo um modelo esquemático de uma prensa.

Figura 1 – Esquema de uma prensa mecânica

O motor principal e motor da marcha lenta atual da instalação tem as especificações conforme descrito abaixo:

MOTOR PRINCIPAL
Fabricante: FIMET
Motor: Motor com rotor bobinado
Potência: 200cv
Tensão: 440v
Corrente: 250 A
RPM: 1750 rpm
Frequência: 60HzIsolação: ---
IP/IN: ---
IP: ---
Partida: Grupo de resistores
Pontos Importantes: Necessário conjugado de partida alto

MOTOR DA MARCHA LENTA
Fabricante: FIMET
Motor: Motor com rotor gaila
Potência: 75HP
Tensão: 440v
Corrente: 80 A
RPM: 1150 rpm
Frequência: 60Hz
Isolação: ----
IP/IN: -----
IP: -----
Partida: Grupo de resistores
Pontos Importantes: Necessário conjugado de partida...
tracking img