Modelos de ciclo de vida no processo de desenvolvimento de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ANALISES E DESINVOLVIMENTO DE SISTEMAS

MAURICÉLIO LUCAS DE OLIVEIRA JÚNIOR















MODELOS DE CICLO DE VIDA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
















PIRAPORA
2010




MAURICÉLIO LUCAS DE OLIVEIRA JÚNIOR

















MODELOS DE CICLO DE VIDA NO PROCESSO DEDESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE








Trabalho apresentado ao Curso Analise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Análise de sistemas I.


Prof. Simone Sawasaki Tanaka











Pirapora

2010





Modelos de ciclosde vida
Para estar em condições de ter uma metodologia comum ao cliente e à empresa que realiza o desenvolvimento, foram criados modelos de ciclo de vida que definem as etapas do desenvolvimento, assim como os documentos a produzir que permitem validar cada uma das etapas antes de passar à seguinte.
O modelo de ciclo de vida é um doselementos essenciais do processo de desenvolvimento de tecnologia e a escolha de um modelo acaba por ter grande influência sobre o sucesso de produção de um projeto, pois ajuda a melhorar o seu andamento e a garantir que os objetivos finais de cada passo sejam alcançados. Ainda, dependendo da escolha, é possível aumentar a velocidade de desenvolvimento, melhorar a qualidade, localizar e controlar pontosde melhoria, minimizar overhead e exposições a riscos e até mesmo melhorar as relações com os clientes.
A seguir apresentaremos os modelos de ciclo de vida mais aplicados no desenvolvimento de software:


Modelo Cascata ou Clássico


INTRODUÇÃO


O modelo clássico ou cascata, que também éconhecido por abordagem “top-down”,
foi proposto por Royce em 1970. Até meados da década de 1980 foi o único modelo com aceitação geral. Esse modelo foi derivado de modelos de actividade de engenharia com o fim de estabelecer ordem no desenvolvimento de grandes produtos de software. Comparado com outros modelos de desenvolvimento de
software, este é mais rígido e menosadministrativo. O modelo cascata é um
dos mais importantes modelos, e é referência para muitos outros modelos, servindo de base para muitos projetos modernos. A versão original deste modelo foi melhorada e retocada ao longo do tempo e continua sendo muito utilizado hoje em dia. Grande parte do sucesso do modelo cascata está no fato dele se orientado para documentação. No entanto deve salientar-se que adocumentação abrange mais do que arquivo de texto, abrange representações gráficas ou mesmo simulação. Uma abordagem incorporando processos, métodos e ferramentas deve ser utilizada pelos criadores de software. Esta abordagem é muitas vezes designada de Abordagem do Processo de Desenvolvimento. Existem três abordagens de modelos de processo de desenvolvimento de software. Elas tentem colocar ordemnuma atividade inerentemente caótica. Uma vez definido o modelo de ciclo de desenvolvimento, existem três abordagens para implementá-lo:




Cascata pura;

Incremental;
Evolucionária.

Toda esta secção constitui uma interpretação do disposto nareferência [FAI96].












































Descrição do modelo


O modelo Cascata é um modelo de engenharia projetado para ser aplicado no desenvolvimento do software. A idéia principal que o dirige é que as diferentes etapas de desenvolvimento seguem uma...
tracking img