Retrofit predial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Retofit Predial




Resumo:


A construção civil no Brasil vem crescendo consideravelmente nesses últimos anos, contribuindo no desenvolvimento sócio econômico no país. Entretanto, a falta de terrenos para novas construções principalmente em pontos estratégicos das principais cidades do território nacional, vem apresentar a retrofit predial como uma alternativa significante a serobservada.
Deste modo, este tema apresenta-se como um elemento de estudo relevante e de valorização acentuada na construção civil no Brasil atual.




Palavras chave: retrofit predial, manutenção predial, reforma.







1. Introdução

Retrofit consiste em conservar a estrutura original do edifício, acrescentando a ela materiais e equipamentos modernos.
O Retrofit difere substancialmenteda simples restauração, que consiste na restituição do imóvel à sua condição original, ou da reforma, que visa à introdução de melhorias, sem compromisso com suas características anteriores.
Surgido na Europa e nos Estados Unidos, o Retrofit tem o objetivo de revitalizar antigos edifícios, aumentando sua vida útil, por meio da incorporação de tecnologias modernas e utilização de materiaisavançados.
Nesses países, a rígida legislação não permitiu que o rico acervo arquitetônico fosse substituído.
Isso abriu espaço para o surgimento do Retrofit, que preserva o patrimônio histórico, ao mesmo tempo em que permite a utilização adequada do imóvel
- No Brasil, a demanda para o Retrofit aumentou nos últimos anos não apenas por causa da preocupação crescente com o patrimônio histórico, comotambém por ser uma opção de conservação e melhoria do patrimônio em áreas de potencial construtivo esgotado, como as regiões centrais de algumas metrópoles.
- Por outro lado, além de ter custos mais atraentes em relação à construção, na maioria dos casos, o Retrofit também apresenta vantagens em relação à reforma ou restauração, pois combina caracacterísticas destes dois, trazendo avançostecnológicos sem desfigurar os projetos arquitetônicos originais






2. Conceitos

O conceito Retrofit consiste em pequenas reformas que visam valorizar e aumentar a vida útil de edificações antigas. Surgiu no início da década de 90, na Europa e Estados Unidos, onde os condomínios começaram a incorporar processos e materiais de última geração em suas partes física, estética e funcional.Segundo a Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), o Retrofit pode valorizar em até 30% o imóvel. A ABD cita algumas medidas que levam em conta o conceito de Retrofit:
- Atualização da edificação com sistemas de segurança, informática, telefonia e iluminação;
- Instalação de ar-condicionado central e sistemas de automação;
- Reforma da portaria, hall e elevadores;
- Nova programaçãovisual dos andares;
- Instalação de sistemas de prevenção e combate a incêndios;
- Catracas com sistemas digitais de identificação (informatização de dados cadastrais dos usuários para melhor controle de entrada e saída de pessoas).
- Caixilhos de madeira são tratados ou substituídos por alumínio ou PVC, por permitirem vedação perfeita, diminuírem o barulho externo e exigirem pouca manutenção;- Substituição de fusíveis por disjuntores;
- Modernização da fachada.




3. As vantagens de retrofit predial .

A revitalização dos edifícios antigos parece ter conquistado o mercado imobiliário brasileiro. Afinal, faltam terrenos disponíveis em pontos estratégicos das grandes cidades, sem falar nas numerosas vantagens que o processo de retrofit pode proporcionar.

,A primeiradelas, segundo especialistas, é econômica, uma vez que a reforma de um edifício é em média 40% mais barata do que a construção de um novo empreendimento. Mas outros pontos positivos podem ser somados aí: como a recuperação de áreas degradadas, sistemas prediais mais eficientes que incorrem em custo menor de condomínio, valorização do patrimônio, negócio atraente para os investidores (que locam...
tracking img