Resumos de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A adolescência como idade filosófica:
Porque começa se a construir uma autonomia, começa mos a pensar de forma individual; começa se a tentar encontrar respostas para problemas e situações que antes nem se nem sequer discutia mos; começa se a construir uma personalidade própria, olhando as coisas de outra maneira e reconhecendo os preconceitos do mundo em que vivemos.Alguns dos principais aspectos característicos da adolescência prendem se com as competências intelectuais que permitem uma analise critica perante as coisa.
A dificuldade de definir filosofia:
Em primeiro lugar, dar uma definição de Filosofia significa tomar já o que se chama de posição filosófica. A definição de umfilósofo idealista é diferente da de um existencialista, por esta razão é possível dar diferentes definições de filosofia de acordo com a concepção filosófica de que se parte. Na Filosofia, o objecto de estudo não se limita a uma parcela do real, mas sim á sua totalidade, a Filosofia estuda o universo, o real, de um ponto de vista totalizante, englobante e coloca questões mais gerais e maisprofundas. Mas, tal como a Geografia, a Filosofia também tem campos específicos de analise.
Sentido comum/História da Filosofia:
O »pontapé» de saída da filosofia foi no séc. VIIa.c por Tales de Mileto. A pergunta era: »Qual a origem e essência de todas as coisas?» e aresposta: «É a água«.
Aquilo que faz

O modo como o faz ´


A filosofia e um saber próprio sobre o real e tem uma atitude ou forma de estar perante as coisas :
-de distanciamento perante o imediato; -de atitude critica ouconsciente face aquilo que conhece como o conhece; -de construção de um saber que é próprio e especifico.
Filosofo - Humilde e ama e deseja o saber. Sábio – Arrogante epossui o saber.
Douta ignorância – equivale não a uma posse mas a uma disposição traduzindo á abertura da mente, da procura do saber e conhecimento. É um homem intelectualmente insatisfeito.
Então a Filosofia implica uma atitude critica perante as opiniões aceites, é uma procura constante de mais saber, o que implica uma atitude de humildade.Quando questionamos a cerca do ser e do sentido das coisas não o fazemos visando um fim utilitário ou a satisfação de uma actividade prática. Fazemo-lo antes de mais pelo desejo de saber.
A filosofia é uma actividade que pretendem chegar ao saber, apenas pelo desejo do próprio saber, é uma actividade intelectual; umsaber racional, abstracto e universal que implica ou exige de quem a pratica uma atitude especifica perante a realidade; é um exercício de liberdade pois exige o confronto de ideias; a filosofia leva por isso, á criação de um saber próprio chamam-se de ideias, pensamentos, porque são estruturados e vão se organizar em sistemas filosóficos.
Filosofia Espontânea -É a do Homem comum que provem dasabedoria popular. Filosofia Sistemática – É a dos especialista (Filósofos), sistemas filosóficos estruturados, coerentes, fundamentados e rigorosos.
A filosofia enquanto a atitude perante o real:
. Uma atitude de distanciamento do real imediato, analisando o real afastando-se das evidencias imediatas e conhecendo para lá da primeira impressão;...
tracking img