Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (904 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo:Editora Cortez,1996..
PREFACIO
a autora (Ferreiro) oferece ideias a partir das quais é possível repensar a prática escolar daalfabetização, por meio dos resultados obtidos em suas pesquisas científicas.
a crença implícita quanto à questão de alfabetização era de que tal processo começava e acabava na sala de aula e que a aplicação dométodo correto garantia ao professor o controle do processo de alfabetização dos alunos.Na medida em que um número maior de alunos passou a ter acesso a educação, ampliou-se também o número do fracassoescolar. Na ausência de instrumentos para repensar a prática falida e os fracassos escolares, passou-se a buscar os culpados: os alunos, a escola e os professores. Tal momento promoveu uma revoluçãoconceitual, principalmente no que se refere à alfabetização.
Suas investigações evidenciam que o processo de alfabetização nada tem de mecânico, do ponto de vista da criança que aprende. Destaca que acriança desempenha um papel ativo na busca da compreensão desse objeto social, complexo, que é a escrita.
Ferreiro destaca que, tradicionalmente, a alfabetização é considerada em função da relação entreo método utilizado e o estado de 'maturidade' ou de 'prontidão' da criança. Os dois pólos do processo de aprendizagem - quem ensina e quem aprende - têm sido considerados sem levar em consideração oterceiro elemento da relação que é a natureza do objeto de conhecimento envolvendo esta aprendizagem.A autora destaca que a invenção da escrita foi um processo histórico de construção de um sistema derepresentação e não um sistema de codificação, as crianças devem compreender seu processo de construção e suas regras de produção, o que coloca o problema epistemológico fundamental: qual é anatureza da relação entre o real e a sua representação.
A criança realiza explorações para compreender a natureza da escrita e isto pode ser observado através das suas produções espontâneas, que são...
tracking img