Capitulo 4 do livro fundamentos da sociologia geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As interações sociais e a estrutura humana: O homem é um ser social , ele vai se socializando e adquirindo hábitos que vão fazendo parte de sua personalidade individual.
O individuo isolado e aquele que interagem com outras pessoas.
O homem tem que interagir, viver em grupos e socializar vivendoa coletividade assim interferindo no grupo social.
As interações sociais: é uma ação da modificação do comportamento das pessoas ou do grupo de convívio.
Interação e a identidade social: identidade social é a descoberta de quem e que nós somos.
As identidades sociais são importantes para entender sua capacidade.
A identidade social é condição física das pessoas são importantes emdeterminadas faixas de status na sociedade brasileira.
Os processos sociais básicos.
Processos sociais são ações repetitivas dos indivíduos no seu comportamento
Os principais processos sociais são: a cooperação, a competição a acomodação a assimilação e conflito.
Cooperação: indivíduos ou grupos trabalham juntos para o mesmo objetivo.
A divisão de um trabalho é uma forma importante cooperaçãopressupõem que cada individuo do grupo fará sua para parte para a manutenção da sociedade.
Competição: é a disputa consciente ou inconsciente dos indivíduos por bens ou vantagens sociais limitadas em números bem escassos de oportunidade.
Conflito: os indivíduos ou grupos procuram recompensas pela eliminação ou desistência dos competidores.
Acomodação: a qual o individuo ou grupo encontra-se em ummomento do conflito e não terem admitido mudanças importantes no motivo originaram o conflito.Qual os indivíduos aceitam a situação para evitar conflito.
A coerção é quando o contendor domina o rival impõem costumes e modo de agir .a tolerância é quando os indivíduos se toleram mais não procuram nenhuma forma de entendimento.
Compromisso ou acordo: concede ambas as partes que estão em conflito, oacordo pode ocorrer entre uma terceira pessoa ou grupos que estabelecem acordos.
A conciliação: ocorre quando as partes do conflito identificam interesses e propósitos comuns resolvem viver em paz.
Assimilação: os indivíduos ou grupos combinam em suas maneiras de pensar, agir, e sentir. É um processo longo e competitivo que permanente para os conflitos. Os grupos e pessoas partilham de uma culturacomum.
Podemos definir que a assimilação , também pode ser considerada uma forma de interação social, na qual os indivíduos ou grupos modificam suas atitudes e seus valores com o objetivo de se integrar no meio social em que vivem.Quando ocorre uma assimilação de elementos culturais de um grupo por parte do outro vice-versa chamamos de aculturação.
O poder social: quando a opinião de um dosintegrantes do grupo expressa sua opinião e ela é aceita pelo demais do grupo conseqüentemente esta opinião de um dos integrantes do grupo modificará a opinião dos demais do grupo social.do mesmo modo entre nações uma é capaz de influenciar as outras.
Estas manifestações estão todas associadas a uma importante interação social entre os homens a que denominamos de poder.O que é o poder: os cientistas acreditam que o poder é a capacidade de afetar o comportamento dos outros.
Para Max Weber, o poder significa impor sua própria vontade numa relação social mesmo contra resistências.embora seu ponto de vista considere o poder sociologicamente amorfo.
Podemos encontraremos fundamentos dessa probabilidade num leque que inclui alegitimidade e a não legitimidade.
A legitimidade teria que o poder manifesto por autoridade é legítimo, pois aceito pela sociedade , e nesse sentido teríamos que exercer o poder legítimo baseados em três tipos :puros de dominação:a autoridade burocrática ou racional : a tradicional e a carismática.
Os outros componentes do poder poderiam não ser legítimos da mesma forma manifestações efetivas e...
tracking img