Comunismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- O que existe no conceito de estado dos autores escolhidos que está presente na constituição brasileira?

Montesquieu desenvolveu o constitucionalismo, que é um conjunto de leis contida numaconstituição, o direito positivo, que deu origem à constituição.
Segundo John Locke, o estado deve se limitar e deve proteger os direitos e garantias fundamentais, os dois autores defendiam oliberalismo, que podemos observar na nossa Constituição Federal.

“Art. 1° A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui­se emestado democrático de direito e tem como fundamentos:

I- soberania

II- a cidadania


III- a dignidade da pessoa humana


IV- os valores sociaIs do trabalho e da livre iniciativa

V- opluralismo político

Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta constituição.”(Constituição da República Federativa DoBrasil, página 11, Título 1).

Ou seja, é uma constituição garantista, onde visa a resguardar dignidade e os direitos sociais de seu povo.

Porém não é isso que podemos perceber atualmente, é umaverdadeira ilusão essas garantias, vivemos num país em que a dignidade e a igualdade não são exercidas pelos nossos representantes. Pelo contrario, no nosso país, há muita miséria e em muitas cidadesonde não tem nem o básico, que seria a água potável, que é essencial para a sobrevivência humana.
Nossos representantes oferecem vários programas de governo, como a bolsa família, o pão e leite, minhacasa minha vida e dentre outros, criando a alusão de dignidade e igualdade, mas onde está a dignidade se o cidadão não pode trabalhar para tirar seu próprio sustento? Tem que depender do governo paraviver e comer.

E poder na verdade, não emana do povo, emana sim, dos nossos representantes que está sempre garantindo e votando em leis que os beneficiam, agindo em conveniência própria, sempre...
tracking img