Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (895 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA OU RESUMO CRÍTICO E OU RECESSÃO

SHAKESPEARE, William. Hamlet. São Paulo: Peixoto Neto, 2004.

Wiliiam Shakespeare (1564 – 1616) é o maior escritor da língua inglesa de todos os tempos.Nasceu em Stratford – upon – Avon. Filho de um comerciante. Estudou latim e literatura. Casou-se aos 18 anos com Anne Hathaway, oito anos mais velha. Em 1591, mudou-se para Londres. Lá começou a escreverpeças, tornou-se ator e fundou sua própria companhia de teatro, que fez grande sucesso.

Resenha organizada por Maria Lenir Feitosa

Do que trata a obra

O príncipe Hamlet encontra o fantasma do pai,que clama por vingança contra seu assassinato pelas mãos do próprio irmão, Cláudio, o novo ocupante do trono da Dinamarca e da cama da rainha Gertrude. O jovem príncipe mergulha em profunda melancoliae decide se passar por louco. Faz uma trupe de atores encenarem a morte de seu pai diante de toda a corte para provar a culpa do rei. Hamlet assassina Polônio, conselheiro de Cláudio, pai da belaOfélia, pensando ter matado o tio. Louca após a morte do pai e a rejeição de Hamlet, Ofélia se suicida. Laerte, irmão de Ofélia, desafia Hamlet para um duelo. Cláudio conspira com Laerte, envenenando aponta de sua espada e também uma taça de vinho, procurando garantir o fim do sobrinho. Ao final desse trágico duelo, morrem Laerte, Hamlet, Cláudio e Gertrude. A peça termina com a invasão da Dinamarcapelo príncipe norueguês Fortinbrás.

Ponto de vista do resenhista

No personagem mais famoso de Shakespeare, a reflexão se sobrepõe à ação e a paralisa algo impensável na literatura até então. A peçacomeça com a descoberta do assassino e termina após a vingança da Hamlet. Shakespeare nos coloca diante das reflexões do herói. Assim Hamlet é considerado o drama da consciência. Vingar ou não o pai éo dilema do príncipe. Mas Shakespeare faz dele o dilema do homem e da cultura diante de um mundo em transição, transformado pelo Renascimento, pela descoberta da América, pelo heliocentrismo de...
tracking img