Resumo o principe de maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo (Maquiavel “O Príncipe”)

Maquiavel abre mostrando como um poder pode ser conquistado sendo por principado ou por republica, o primeiro são conquistado pelo sangue de seu senhor desde muitotempo ou são novos. Dos principados hereditários Maquiavel descreve que é bem melhor, pois são menores as dificuldades do que dos principados novos.
Um príncipe tem que saber governar conforme acircunstancia, não se dando somente aos costumes de seus antepassados. Conforme os homens tiram do poder um príncipe, o outro que toma seu lugar, conforme o tempo se não mostrar melhora este novo poderterá que impor força, assim terá como inimigo aqueles que ofendeu, e não poderá conservar como amigo aqueles que o puseram no poder, por não satisfazer-lhes conforme imaginavam, e não poderá usarforças para conte-los, pois deve obrigações a eles.
Para se manter no poder de uma região conquistada deve-se fazer com que toda a linhagem do antigo príncipe seja extinta e não modificar as leis nem osimpostos do antigo principado, fazendo assim o novo príncipe irá construir um só “corpo todo com principado antigo”.
O príncipe deve habitar no local conquistado, pois havendo rebeliões é mais fácilpoder achar soluções e seus súditos sentem-se mais confiantes com o príncipe juntamente com eles. Para conquista de um território Maquiavel propõem uma sugestão que é formação de colônias é uma ótimaestratégia, pois o custo é pouco e não pode causar prejuízos, exércitos em ocupação custa muito a ponto de se tornar prejuízo.
Para conservar um poder ele mostra que se deve tomar cuidado com aquelesque estão juntando forças e se tornando mais fortes que os daquela região, se não bloquear isto terá aborrecimentos, como disputa de poder e rebeliões. Deve-se pensar na desordem presente e na futurapara que não pegue de surpresa.
O príncipe sendo novo desesperiente deve seguir os passos de homens excelentes de modo que não sendo possível chegar à virtude destes ao menos que consiga sentir...
tracking img