A escola e o professor no processo educativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

ALEXANDRE SANCHO

A ESCOLA E O PROFESSOR NO PROCESSO EDUCATIVO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

VESPASIANO
2011
ALEXANDRE SANCHO

A ESCOLA E O PROFESSOR NO PROCESSO EDUCATIVO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR -Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Educação a Distância, Processos Educativos no Contexto Histórico, Sociologia da Educação, Psicologia da Educação I, Teoria Geral do Conhecimento, Seminários I, sob orientação dos professores do primeiro, semestre do curso de Pedagogia.
Tutor de Sala: Wallisson......
Tutora Eletrônica:Mariana Cláudia Gomes Martins

VESPASIANO

2011

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO .......................................................................................4-5-6

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................6

4 REFERENCIAS ........................................................................................................7

1 INTRODUÇÃO

A sociedade tem avançado em vários aspectos, e mais do que nunca é imprescindível que a escola acompanhe essas evoluções, que ela esteja conectada a essas transformações, falando a mesma língua, favorecendo o acesso aoconhecimento. É importante refletirmos sobre que tipo de trabalho temos desenvolvido em nossas escolas e qual o efeito, o que pode ser melhorado, que resultados temos alcançado. Qual é na verdade a função social da escola e qual a função do professor no processo de ensino-aprendizagem e de desenvolvimento do aluno? A escola está realmente cumprindo ou procurando cumprir sua função, como agente deintervenção na sociedade e o professor têm cumprido o seu papel com êxito no processo educativo? Eis alguns pressupostos a serem discutidos nesse trabalho. Para se conquistar o sucesso se faz necessário que se entenda ou e que tenha clareza do que se quer alcançar, a escola precisa ter objetivos bem definidos, para que possa desempenhar bem o seu papel social, onde a maior preocupação e o alvodeve ser o crescimento intelectual, emocional, espiritual do aluno, e para que esse avanço venha fluir é necessário que o canal (escola) esteja desobstruído. Inicialmente utilizei à pesquisa bibliográfica, um embasamento teórico em autores renomados na área da Gestão Educacional, onde fiz uma seleção de algumas citações que alicerçam toda a produção do trabalho. O trabalho divide-se em alguns pontosque fazem um levantamento de reflexões e constatações de como vem acontecendo o processo de ensino e aprendizagem e ainda a grande importância do gestor escolar e equipe coordenadora para o êxito na aprendizagem significativa do aluno. Há também sugestões de alcance de bons resultados no desempenho da genuína função social que a escola precisa desempenhar, afinal despertar o gosto pelo saber, pelaintelectualidade e proporcionar um ambiente escolar agradável, onde o educando possa se desenvolver como pessoa, é uma tarefa do professor e uma significativa função social da escola.

2 DESENVOLVIMENTO

A escola é um lugar que oportuniza, ou deveria possibilitar as pessoas à convivência com seus semelhantes (socialização). De acordo com texto do PROGESTÃO – Módulo 1(2001, p. 23): As melhores e mais conceituadas escolas no passado pertenciam à rede particular, atendendo um grupo elitizado, enquanto a grande maioria teria que lutar para conseguir uma vaga em escolas públicas com estrutura física e pedagógica deficientes. O país tem passado por mudanças significativas no que se refere ao funcionamento e acesso da população brasileira ao ensino público,...
tracking img