Resumo"o monge e o executivo"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (988 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DO LIVRO

Uma história sobre a essência da liderança”. Nele Hunter retrata a história de John Daily, um executivo que, após encontrar sérias dificuldades na vida profissional e particular,procura ajuda em um retiro sobre liderança num mosteiro. Durante uma semana Daily e outros participantes tem encontros com Leonard Hoffman, uma lenda no mundo dos negócios que largou tudo para setornar frade naquele mosteiro. Durante os encontros eles tocam pontos vitais para definir as características, métodos e sentidos de um caráter de liderança.

Hunter utiliza diálogos simples eestimulantes para explicar conceitos pertinentes à qualidade da liderança. As indagações feitas pelos personagens a cerca dos assuntos abordados contribuem para que o leitor obtenha o máximo sobre o assuntoabordado.
No primeiro capítulo Hunter faz uma distinção clara entre gerenciamento e liderança, autoridade e poder. Segundo o autor gerenciamento diz respeito às coisas que precisamos controlar.Gerenciamos nossas vidas, nosso talão de cheques nossos recursos, mas não fazemos isso com pessoas. Pessoas devem se lideradas. Pela definição apresentada no livro temo que “Liderança: É a habilidade deinfluenciar pessoas para trabalharem intusiasmaticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum” (pg 25). Neste capítulo Hunter ainda explora a diferenciação entre poder eautoridade. Poder pode ser entendido como a forma coercitiva que usamos para obrigar alguém a fazer algo que queremos. Já a autoridade exige que tenhamos certa influência pessoal afim de que as pessoassejam levadas a fazer algo pelo fato de estarem emocionalmente ligadas a nós. Outro ponto interessante sobre autoridade e poder diz respeito a como o poder é uma faculdade e pode ser tirado de alguémassim como foi dado enquanto a autoridade é uma habilidade e se relaciona em como a pessoa é, como é o seu caráter e, portanto, não pode ser tirada ou vendida.

Mudar nossa forma de pensar e não...
tracking img