Klklj

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

O conto “A Menor Mulher do Mundo” transmite poeticamente aos leitores os sentimentos das pessoas em relação às outras que podem ser tão diferentes dos demais. A diferença naaparência de alguns incomoda e assusta a maioria da sociedade.
A personalidade literária da autora consiste em escrever textos onde há recursos poéticos, revelando assim uma visão de mundo diferente dosoutros tipos de autores.
Com essas características, Clarice está sempre surpreendendo os leitores por seus textos inovadores com um estilo solto e fragmentário.

2. Análise Crítica

Clarice fala dassuas personagens de um modo poético e, neste livro, há uma personagem que para muitos pode parecer insignificante, cujo recurso poético usado para descrevê-la é expor o efeito que a sua existênciacausa nas pessoas.
Muitos se assustam ao saberem o tamanho real da mulher, alguns agem com desprezo, outros com repulsa. Alguns querem cuidar da pequena mulher, por ela se assemelhar a uma boneca.
Ofato de a mulher ser uma miniatura de pessoa e estar grávida, incomoda as pessoas e transmite medo a elas, cada um vê em si mesmo um lado que não via antes. O lado que todos repudiam, mas que não semanifesta na aparência, como se manifesta na aparência de Pequena flor, e sim na parte psicológica da pessoa.
As reações de cada pessoa mostram como são seus próprios sentimentos em relação a algo tãodiferente e ao mesmo tempo tão próximo.
Simbolicamente, poderia se dizer que a aparência da Pequena Flor representa os defeitos das pessoas. Defeitos que podem não ser vistos com rapidez, mas simcom a convivência diária entre duas pessoas aparentemente normais.

3. Conclusão

A autora Clarice Lispector, neste conto, assim como nos demais de sua autoria, nunca se preocupa com o realismo dassituações. Não há um enredo com começo, meio e fim, no sentido convencional; o que importa é a análise interior das personagens. Não há presença de uma história como conhecemos; os acontecimentos...
tracking img