Resumo e fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Assunto: Conflito na gestão hospitalar: o papel da liderança.
Resumo:

O estudo ilustra as dificuldades existentes em um ambiente hospitalar, cada vez mais complexo, e destaca o processo deprofissionalização dentro do mesmo. Levando em consideração a necessidade de gerar maneiras de lidar com os conflitos de subculturas médicas, administrativas e de enfermagem. As lideranças são responsáveispelo andamento dos serviços nos históricos hospitalares. Trata-se de uma pesquisa de campo e descritiva, de estilo qualitativo, os meios de estudo usados foram entrevista e observação participante. Apesquisa envolveu trinta profissionais da Organização, o desconhecimento dos funcionários quanto aos serviços era visível. A dificuldade em compreender como se desenvolvem os processos decisóriospode se constituir em um dos fatores geradores de conflitos. Sobre os modelos de Gestão, foi abordada uma Gestão centralizadora, em que o trabalho se destina a administração e especialmente napresidência do hospital. O exercício do médico como líder dentro da instituição ilustra o desejo de alguém exercê-lo e não ao poder formal que lhes pode ser destinado. O papel da liderança, portanto, deve ser ode construir relações de confiança, interceder, oportunizar e atribuir sentido aos serviços prestados, utilizando ferramentas como diálogo e negociação, na intuição de minimizar os conflitos diáriosde maneira dinâmica dentro da Instituição.

Fichamento:

a. O artigo introduz explicando a formação dos Hospitais, suas origens, dificuldades e propósitos desde a Idade Média até hoje. Oobjetivo do artigo é caracterizar os dilemas existentes entre as subculturas de especialidades (médicas, enfermagem e administrativas), a fim de delimitar as possibilidades de atuação das lideranças namediação dos conflitos.
b. Contextualiza a liderança e seu papel na sociedade e nos âmbitos da saúde, embasando seu discurso com vários autores. Entende-se que a vitalidade das lideranças no...
tracking img