Resumo vida de santos dumont

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Santos Dumont – Introdução

Alberto Santos Dumont foi um aeronauta, esportista e inventor brasileiro. Projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Esse mérito lhe é garantido internacionalmente pela conquista do Premio Deutsch em 1901. Foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina. Os seus vôos foram os primeiros homologadospelo Aeroclube da França de um aparelho mais pesado que o ar, e possivelmente a primeira demonstração publica de um veiculo levantando vôo por seus próprios meios, sem a necessidade de uma rampa para lançamento.

Santos Dumont – Curiosidades sobre a invenção do Avião

Apesar de os brasileiros considerarem Santos Dumont como o responsável pelo primeiro vôo num avião, na maior parte do mundo ocrédito à invenção do avião é dado aos irmãos Wright. A FAI, considera os Wright como os primeiros a realizar um vôo controlado, motorizado, num aparelho mais pesado do que o ar. Por outro lado, o 14-Bis de Dumont teve uma decolagem autopropulsada, reconhecida oficialmente por publico e jornalistas, tendo sido a primeira atividade esportiva da aviação a ser homologada pela FAI.

Santos Dumont –Infância

Alberto Santos Dumont foi o sexto dos oito filhos que o casal Henrique Dumont, engenheiro formado pela Escola Central de Artes e Manufaturas de Paris, e Francisca de Paula Santos tiveram. Dumont nasceu em 20 de julho de 1873 em Palmira, renomeada em sua honra Santos Dumont, MG e com apenas sete anos já guiava os locomoveis da fazenda. Aprendeu que fora na França que o balão ahidrogênio havia sido inventado, que os primeiros vôos haviam sido efetuados e que as maiores aeronaves haviam sido construídas. Sentiu-se atraído por esse país de grandeza e progresso.


Santos Dumont - O ingresso no alpinismo e no automobilismo


Em 1891, com 18 anos, Santos Dumont fez uma viagem turística à Europa. No ano seguinte, emancipado pelo pai, voltou à França e ingressou no automobilismo.Santos Dumont – O ingresso no balonismo

Em 1897, com 24 anos já independente e herdeiro de imensa fortuna, Dumont partiu para a França, onde contratou aeronautas profissionais que lhe ensinaram a arte da pilotagem dos balões.

Santos Dumont – O ingresso no dirigibilismo

Simultaneamente ao balonismo, Santos Dumont começou experiências de dirigibilidade. Ansiava por poder controlar o vôo,e para isso desenhou uma série de balões alongados dotados de lemes e motores a gasolina.

O N-1 Foi o primeiro dirigível projetado por Dumont, com 25 metros de comprimento e 180 de cubagem, foi inflado no Jardim da Aclimação de Paris no dia 18 de setembro de 1898, mas acabou rasgado antes de experimentado. Reparado dois dias depois partiu e evoluiu em todos os sentidos. A bomba de ar nãofuncionou devidamente, e o dirigível, a 400 metros de altura, começou a se dobrar e a descer com rapidez.

O N-2 Construído em 1899, com o mesmo comprimento do N-1 e mais ou menos a mesma forma, mas com diâmetro maior: 3,80 metros, o que elevou o volume para 200 metros cúbicos. A hora da experiência, uma chuva forte tornou o balão pesado. O balão havia se dobrado sob a ação combinada da contração dohidrogênio e da força do vento.

O N-3 Inflado a gás de iluminação, com 20 metros de comprimento e 7,50 de diâmetro, com capacidade para 500 metros cúbicos. Às 15h30min do dia 13 de novembro, data em que, de acordo com alguns astrólogos, o mundo acabaria, Santos Dumont, num gesto de desafio, partiu no N-3 do Parque de Aerostação de Vaugirard e contornou a Torre Eiffel pela primeira vez.

O N-4O Premio Deutsch estimulou Dumont a tentar com o N-4 vôos mais velozes. O N-4 tinha 420 metros de cubagem, 29 de comprimento e 5,60 de diâmetro.

O Fatum Tendo em vista alguns torneios aéreos, no começo de 1901 ele construiu o balão Fatum, esférico, com o qual ascendeu em janeiro, março e junho daquele ano.


O N-5 Retomando então o desafio do Prêmio Deutsch, Santos Dumont projetou o N-5,...
tracking img