Analise institucional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise Institucional

1-Dados de identificação
Nome da Instituição: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS I

1.2- Endereço
Trav. Almir Ribeiro de Carvalho, S/N (área da EXPOFAO)
Bairro: Perpétuo Socorro

1.3- Área de atuação
Atendimento as famílias com vulnerabilidade e risco social, residentes nos bairros de Santa Terezinha, São Francisco e Perpétuo Socorro, além deatender as famílias das comunidades de terra firme do município de Óbidos. Estes bairros são localizados na periferia da cidade.

1.4- Área de abrangência (municipal, regional, estadual)
Municipal

1.5- Projetos envolvidos
• Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – RENASCER
• Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil - PETI
• Serviço de Convivência e Fortalecimentode Vínculo - API Conviver
• Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo - AABB Comunidade
• Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo - PROJOVEM Adolescente

1.6- Funcionamento (horário)
O CRAS I funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 08 às 16h.

1.7- Vinculação administrativa (mantenedora)
Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social - SEMDES1.8- Nome dos dirigentes (presidente, coordenador, secretário)
• Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social - SEMDES: Aldanete dos Santos Farias Viana
• Coordenadora do CRAS I: Adriana de Sousa Silva

2-Constituição Histórica
2.1- Como se constituiu (data, por quê)
O CRAS I foi implantado na cidade de Óbidos no dia 01/12/2006, é um espaço público, e responsável pela ofertarserviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), atendendo famílias que residem em áreas de vulnerabilidade e risco social do município de Óbidos-PA.
2.1.1 – Grupos sociais que participaram de sua criação e desenvolvimento
Conforme o que prevê no Sistema Único de Assistência Social  (SUAS), a Prefeitura Municipal de Óbidos aderiu à criação do CRAS, que promove oacesso à assistência social às famílias em situação de vulnerabilidade, onde teve a participação da comunidade.

2.1.2 – Demanda da Instituição
Famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social, prevenindo o rompimento dos vínculos familiares, promovendo o acesso aos direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

2.2 – Contexto atual (Funcionamento atual dainstituição)
Primeiramente, é feito um cadastro de atendimento do usuário, é encaminhado para a Assistente Social ou a Psicóloga, que fará o acolhimento, a entrevista com orientações e encaminhamento, e se for o caso visita domiciliar com busca ativa. Nos dias em que não há atendimentos são realizadas visitas aos outros Serviços com reuniões e palestras.

3 – Objetivos institucionais (presentesna documentação da instituição)
Atuar como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), sendo responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social, onde o principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e consiste em um trabalho que fortalece osvínculos familiares possuindo um caráter protetivo, promovendo o acesso aos direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

3.2 – Objetivos implícitos (percepção do acadêmico)
Observa-se que o CRAS I procura atingir o maior número de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social, prevenindo a quebra de vínculos, promovendo o acesso aos direitos, através deuma forma protetiva.

4- Proposta de atuação ao usuário
4.1 – Rotina (como ocorre o cotidiano institucional)
A dinâmica institucional ocorre da seguinte forma, nos dias de segundas, quartas e sextas-feira, é específica para atendimentos com a Psicóloga – Carla Thomaz e com a Assistente Social – Adriana Silva, sendo a grande maioria demanda espontânea, porém ocorrem também solicitações...
tracking img