A selva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disenteria bacilar
por Medipédia
  3 
 
  Email
  Imprimir
* Actualizado em 14 Abr. 2012
* Infecções/sistema imunitário/cancro
Doença infecciosa aguda cuja evolução, embora incómoda,costuma ser benigna.
* > Causas
* > Manifestações e evolução
* > Tratamento
* > Localização geográfica
* > Lavar sempre as mãos
Causas
Topo 
A disenteria bacilar éprovocada por bactérias do género Shigella, das quais se podem distinguir várias espécies. O contágio produz-se por via oral, normalmente devido ao consumo de líquidos ou alimentos contaminados,embora também possa ser provocado ao entrar em contacto com as mãos mal limpas de um portador de microorganismos responsáveis ou com material contaminado.
Depois de entrarem no organismo, as bactériasestabelecem-se na mucosa intestinal, onde se reproduzem, originando uma inflamação e a formação de áreas de úlceras, o que provoca as manifestações digestivas do problema. Por outro lado, osmicroorganismos produzem toxinas que passam para o sangue e se difundem pelo organismo, originando as manifestações gerais.
Manifestações e evolução
Topo 
O período de incubação da disenteria bacilar duraentre um a três dias. A doença manifesta-se bruscamente através de febre elevada, cefaleia, dor abdominal tipo cólica e uma diarreia aquosa e abundante. Ao fim de um ou dois dias, a febre tem a tendênciapara desaparecer, enquanto que a dor abdominal torna-se mais intensa e as evacuações tornam-se menos frequentes, difíceis e escassas. As defecações são tipicamente pequenas e constituídas pormucosidade, pus e sangue. Esta fase pode durar entre uma a várias semanas e a intensidade das manifestações pode ser muito variável, já que a evolução do problema depende do microorganismo responsável porcada caso e das condições gerais do paciente. O principal perigo corresponde à desidratação, uma complicação proporcionada pela perda de líquidos através da diarreia e dos vómitos, embora também exista...
tracking img