Selva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 198 (49307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Maria Adelaide Antunes de Brito Coelho

A SELVA Do romance de Ferreira de Castro ao filme de Leonel Vieira

UNIVERSIDADE ABERTA
2007

Maria Adelaide Antunes de Brito Coelho

A SELVA Do romance de Ferreira de Castro ao filme de Leonel Vieira

Dissertação orientada pela Profª. Doutora Ana Rita Padeira
MESTRADO EM LITERATURAS LUSÓFONAS COMPARADAS

UNIVERSIDADE ABERTA
2007 Agradecimentos

Tendo chegado ao fim do presente trabalho, reconhecemos que jamais o teríamos conseguido sem os alicerces que nos sustentaram ao longo dos dois últimos anos. Assim, não poderemos deixar de apresentar os nossos mais sinceros agradecimentos à Profª. Doutora Ana Rita Padeira, nossa orientadora, pela atenção e gentileza com que sempre nos recebeu e pela disponibilidade, ensinamentos,conselhos e correcções com que nos orientou, durante todo o processo de elaboração da presente dissertação. O reconhecimento estende-se, igualmente, aos professores responsáveis pelos seminários curriculares do Mestrado em Literaturas Lusófonas Comparadas: Paula Coelho, Hanna Batoréo, Dionísio Vila Maior, Rui Teixeira, Rosa Sequeira, Isabel Barros Dias, Glória Bastos, que nos estimularam e ajudaram naampliação dos nossos horizontes e, por fim, a encontrar o rumo a seguir. Agradecemos, ainda, ao Director do Museu Ferreira de Castro, em Sintra, Doutor Ricardo António Alves e seus colaboradores, pela simpatia e prontidão com que nos facultaram todos os materiais de que necessitámos. Manifestamos, de igual modo, a nossa gratidão: à família pelo inestimável apoio; aos amigos por nos ajudarem apersistir e se disponibilizarem a ouvir; aos colegas por nos incentivarem com o seu apoio.

Resumo O objectivo central do presente trabalho é a análise comparativa do romance A Selva de Ferreira de Castro, publicado em 1930 e do filme homónimo de Leonel Vieira, realizado em 2002. Assim, na primeira parte, «Ferreira de Castro: autor, obra e contexto» procedemos à contextualização histórico-literáriada obra e do seu autor. Abordámos, igualmente, a questão da emigração por se tratar de um tema recorrente na obra do ficcionista, e de especial relevância no romance em estudo. Considerámos, ainda, oportuno lembrar a estreita ligação que o escritor manteve com o cinema, uma vez que nos debruçámos sobre a adaptação cinematográfica de uma das suas obras. Na segunda parte, «A Selva, de Leonel Vieira»referimo-nos aos aspectos que precederam a concretização do filme: a produção, a realização e a rodagem. Com a apresentação dos elementos estruturais da linguagem cinematográfica, reunimos as ferramentas que nos permitiram analisar a obra fílmica e estabelecer a comparação com a obra romanesca. Procurámos, ainda, clarificar que adaptar não significa «transcodificar literalmente» uma obra noutra,visto que a uma adaptação subjaz a interpretação, que proporcionará o nascimento de uma nova obra, independente, mesmo que se lhe reconheçam os traços daquela que lhe serviu de modelo. Na terceira parte, «Diálogo entre romance e filme», ao analisarmos comparativamente o romance e o filme, estabelecemos os pontos de convergência e de divergência que resultaram da adaptação da obra literária. Anossa atenção centrou-se no percurso da personagem Alberto, o protagonista, que, distante da pátria, circundado por um espaço que lhe é adverso, vai consumando a viagem da sua auto-revelação, tendo contribuído para esse fim último todos aqueles que se cruzaram com ele, ao longo da sua estada na Amazónia. Em suma, procurámos dar conta de como estes aspectos são contados no romance e no filme, tendo emconsideração a especificidade de cada uma destas linguagens.

Abstract

The main purpose of this work is a comparative analysis of the novel A Selva (The Forest) by Ferreira de Castro, published in 1930, and the homonym film directed by Leonel Vieira, in 2002. Part one, «Ferreira de Castro: author, work and context», deals with the historical-literary contextualization of the work and of...
tracking img