Iso 18000

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PINDAMONHANGABA













CORROSÃO EM TORNO DE SOLDA









Guilherme Loyola Santos
Rafael da Silva Borges






Pindamonhangaba – SP
2012

1. Objetivos

Conceituar superficialmente como ocorre a corrosão e a soldagem. Apresentar e explicar como acontece a corrosão em torno de uma junta soldada.

2. Introdução
A corrosão éum fenômeno superficial que envolve a reação entre o material e o meio, durante um tempo suficiente para que haja a degradação do comportamento do material. Os danos podem ser superficiais, com ou sem a deposição visível dos produtos da reação com o meio, ou internos, necessariamente sem a presença dos produtos de corrosão. A corrosão envolve a reação entre o material e o meio, de forma que apropriedade de resistência à corrosão não é intrínseca ao material, e sim à combinação material x meio, existindo ainda outra variável muito importante que é a temperatura.
Soldagem é um processo de união de metais e não metais produzida por aquecimento até uma temperatura adequada, com ou sem a utilização de pressão e/ou material de adição.
A corrosão em torno do cordão de solda ocorre em açosinoxidáveis não estabilizados ou com teores de carbono maiores que 0,03%. Para evitar esse tipo de corrosão reduz-se o teor do carbono a níveis abaixo de 0,03% ou adiciona-se titânio, nióbio ou tântalo.





3. O que é corrosão?
Todos os metais e ligas estão sujeitos à corrosão. Não há nenhum material que possa ser empregado em todas as aplicações. O ouro, por exemplo, conhecido por suaexcelente resistência à ação da atmosfera, será corroído se exposto ao mercúrio, em temperatura ambiente. Por outro lado, o ferro não é corroído por mercúrio, mas enferruja rapidamente em presença do ar atmosférico.
A corrosão consiste na deterioração dos materiais pela ação química ou eletroquímica do meio, podendo estar ou não associado a esforços mecânicos. Ao se considerar o emprego de materiaisna construção de equipamentos ou instalações é necessário que estes resistam à ação do meio corrosivo, além de apresentar propriedades mecânicas suficientes e características de fabricação adequadas. Esta corrosão é denominada corrosão metálica. Dependendo do tipo de ação do meio corrosivo sobre o material, os processos corrosivos podem ser classificados em dois grandes grupos, abrangendo todos oscasos deterioração por corrosão:
- Corrosão Eletroquímica
- Corrosão Química

Os processos de corrosão eletroquímica são mais frequentes na natureza e se caracterizam basicamente por:
- Necessariamente na presença de água no estado líquido;
- Temperaturas abaixo do ponto de orvalho da água, sendo a grande maioria na temperatura ambiente;
- Formação de uma pilha ou célula de corrosão, com acirculação de elétrons na superfície metálica.
Em face da necessidade do eletrólito conter água líquida, a corrosão eletroquímica é também denominada corrosão em meio aquoso. Nos processos de corrosão, os metais reagem com os elementos não metálicos presentes no meio, O2, S, H2S, CO2 entre outros, produzindo compostos semelhantes aos encontrados na natureza, dos quais foram extraídos.Conclui-se, portanto, que nestes casos a corrosão corresponde ao inverso dos processos metalúrgicos, vide figura:


Os processos de corrosão química são, por vezes, denominados corrosão ou oxidação em altas temperaturas. Estes processos são menos frequentes na natureza, envolvendo operações onde as temperaturs são elevadas. Tais processos corrosivos se caracterizam basicamente por:
- ausência da águalíquida;
- temperaturas, em geral, elevadas, sempre acima do ponto de orvalho da água;
- interação direta entre o metal e o meio corrosivo.
Como na corrosão química não se necessita de água líquida, ela também é denominada em meio não aquoso ou corrosão seca. Existem processos de deterioração de materiais que ocorrem durante a sua vida em serviço, que não se enquadram na definição de...
tracking img