Iso 14000

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Define sistema de gestão como um conjunto de instrumentos inter-relacionados, inter-atuantes e interdependentes que a organização utiliza para planejar, operar e controlar suas atividades para atingirem seus objetivos. As empresas estão cada vez mais preocupadas em demonstrar sua preocupação com o ambiental, segurança e saúde no trabalho, devido principalmente à legislação cada vezmais exigente e os fatores relacionados com o desempenho perante as ações preventivas. Desta maneira, cabe à organização buscar gerenciar suas ações de segurança do trabalho de uma maneira organizada, missão esta que pode ser facilitada através da implantação de um sistema de gestão da segurança do trabalho. O sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho como parte integrante de um sistema degestão de toda e qualquer organização, o qual proporciona um conjunto de ferramentas que potencializam a melhoria da eficiência de gestão dos riscos da SST. Esta ferramenta deve ser desenvolvida após definição da política de segurança. Os principais benefícios da implantação de um Sistema de Gestão da Ambiental, Segurança e Saúde no Trabalho:
•Manter boas relações com os sindicatosdos trabalhadores;
•Fortalecer a imagem da organização e sua participação no mercado;
•Aprimorar o controle dos custos de acidentes;
•Reduzir os acidentes que impliquem em responsabilidade civil.
Para os empregados, a implantação deste sistema acarreta em melhorias em suas atividades e ambiente de trabalho. Ao estabelecer procedimentos para ogerenciamento da segurança, a empresa estará auxiliando na melhoria da qualidade de vida dos empregados e meio ambiente.
Os sistemas de gestão alteram a forma tradicional de ver a segurança, baseada principalmente na correção dos riscos e atendimento dos requisitos legais, com direcionamento corretivo. Como exemplo desta forma analisar as ações preventivas nas organizações, tem a norma britânicaOHSAS 18000.
A OHSAS 18000, cuja sigla significa Ocupacional Health and SafetyAssessment Series, entrou em vigor em abril de 1999. “É uma especificação que tem por objetivo prover às organizações os elementos de um Sistema de Gestão da Segurança no Trabalho eficaz, passível de integração com outros requisitos de gestão”. Trata-se de uma norma passível de certificação por órgãoscompetentes, seguindo os mesmos passos das normas ISO 9000 e ISO 14000.
A OHSAS 18000 é passível de utilização por qualquer organização, independente de seu tamanho e setor de atividade, e que tem como principais objetivos de minimizar os riscos em suas atividades, através de um processo contínuo e com avaliação permanente, além da demonstração desta preocupação à cliente e comunidade através dacertificação por uma organização externa. AOHSAS 18000 baseia-se na premissa de que a organização irá, periodicamente, analisar criticamente e avaliar o seu Sistema de Gestão da SST, de forma a identificar oportunidade de melhoria e a implementação das ações necessárias.
ISO 14000 é uma série de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO) e que estabelecemdiretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas. Os impactos ambientais gerados pelo desenvolvimento industrial e econômico do mundo atual constituem um grande problema para autoridades e organizações ambientais.
No início da década de 1990, a ISO viu a necessidade de se desenvolverem normas que falassem da questão ambiental e tivessem como intuito a padronização dos processos de empresasque utilizassem recursos tirados da natureza e/ou causassem algum dano ambiental decorrente de suas atividades.
No ano de 1993, a ISO reuniu diversos profissionais e criou um comitê, intitulado Comitê Técnico TC 207 que teria como objetivo desenvolver normas (série 14000) nas seguintes áreas envolvidas com o meio ambiente. É a mais conhecida entre todas as normas da série 14000.



ISO 14000...
tracking img